O Dakar 2018 regressa ao Peru na sua 40ª edição, a 10ª que se disputa na América do Sul. A partida terá lugar no dia 6 de Janeiro em Lima, depois de três dias consagrados às verificações técnicas.
Estão previstas 14 etapas com início no deserto de Ica, no caminho para a Bolívia. O dia de descanso terá lugar em La Paz, logo seguido da etapa-maratona que segue em direcção da Argentina onde a cidade de Corboba recebe o final da prova no dia 20 de Janeiro.
Não deixa de ser curioso que o Peru tenha sido dado como certo no percurso da última edição, antes das autoridades locais cancelaram a passagem da prova devido às preocupações com os fenómenos atmosféricos (EL Niño), que acabaram por devastar a região norte do país, provocando de 70 mil desalojados.
As inscrições já estão abertas, mas a apresentação do traçado final do Dakar 2018 só terá lugar a 15 de Dezembro. Mas, se as pistas podem ser alteradas e o deserto do Peru uma novidade a par de novas etapas andinas, tudo indica que em termos desportivos a Peugeot será a equipa a bater, apesar de ser natural que o tempo permita à Toyota garantir a fiabilidade que lhe faltou este ano.
Depois, ao nível das motos e dos camiões coloca-se a dúvida do costume: quem poderá bater a KTM e a Kamaz?...