Pesquisa
Desporto

Honda NSX eléctrico já sobe às nuvens

14:50 - 21-06-2016
  4
Honda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvens
Honda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvensHonda NSX eléctrico já sobe às nuvens
A Honda regressou esta manhã, no primeiro dia de treinos, à mítica rampa norte-americana de Pikes Peak (Colorado), com uma versão muito especial do seu superdesportivo NSX… com quatro motores eléctricos a moverem cada roda! No fundo, é a evolução do sistema usado no protótipo usado no CR-Z com que venceu, há um ano, a categoria de veículos de exibição.

Correndo sob a marca Acura – o "braço" norte-americano da Honda – este supercarro eléctrico servirá à Honda como laboratório para pesquisas diversas. Nomeadamente de como conseguir a dinâmica perfeita, distribuindo independentemente a potência e o binário necessário em cada momento, a cada uma das rodas. Os valores totais de potência e binário não foram, contudo, revelados…

A designação oficial do carro, NSX-Inspired EV Concept, diz-nos bem da sua característica laboratorial. "Já o testámos por várias vezes nestas estradas e estamos muito satisfeitos com os progressos que fizemos", declarava, antes de arrancar para a primeira subida de treinos (que são feitas entre as 5.30 e as 8 da manhã locais!) Tetsuya Yamano que voltará a pilotar o protótipo eléctrico da Honda/Acura.

O sistema utilizado neste veículo de competição busca o comportamento dinâmico ideal, através da aplicação de dois motores eléctricos em cada eixo e conseguindo uma distribuição de binário optimizada em cada roda. É o sistema perfeito de vectorização de binário de que os modelos desportivos dispõem nos seus diferenciais, aqui permitido pelo controlo electrónico de cada um dos motores, de forma independente, pelo "cérebro" do sistema que a Honda apelida de Sports Hybrid SH-AWD.

Porque, obviamente, tendo um motor eléctrico ligado a cada roda, este protótipo tem tracção integral, o que também beneficiará todo o seu dinamismo, para mais num percurso como o de Pikes Peak, provavelmente, a rampa mais famosa do Mundo, conhecida como a "Corrida às Nuvens": são 20 km com 156 curvas para subir dos 1440 aos 4300 metros de altitude! Durante muitos anos foi quase toda em piso de terra, tendo ficado célebres as actuações de Walter Rörhl (Audi Sport Quattro E2) e Ari Vatanen (Peugeot 405 Turbo 16).

Mas, em Agosto de 2011, todo o percurso foi asfaltado, o que passou a permitir a participação de carros até habitualmente usados apenas em pistas. O recorde está na posse de Sebastien Loeb que, em 2013, com um Peugeot 208 T16 Pikes Peak, estabeleceu a marca de 8.13,878.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.