Na prova em que tentava recuperar a liderança do Mundial e tinha tudo para isso, Sebastian Vettel acabou por se envolver num acidente à partida com o outro Ferrari e o Red Bull de Max Verstappen, abrindo caminho a uma vitória tranquila de Lewis Hamilton que dominou as operações! Em Singapura, onde a Mercedes só queria limitar os danos, Hamilton acabou por aumentar a sua vantagem no Mundial para significativos 28 pontos!
A chuva apareceu para baralhar tudo no G.P. de Singapura e a verdade é que… não deixou pedra sobre pedra! "Hoje acordámos com maus sentimentos e a falar em limitar os danos, e agora estamos aqui a festejar, o desporto automóvel é isto…", resumia Toto Wolff, director da Mercedes que reconhecia: "Ganhámos por os nossos adversários terem tido pouca sorte. Podemos estar a festejar, mas sei bem como eles se estão a sentir… Também já passámos por isso…", recordava.
O incidente da partida definiu a corrida que pode ter sido sensaborona lá na frente por falta de concorrentes à vitória (Ricciardo nunca andou perto de Hamilton) mas foi super animada pelas posições estra-pódio, com duelos intensos e ultrapassagens de arrepiar, sempre com os muros tão perto! Hamilton aumentou o seu avanço sobre Vettel para 28 pontos, naquela que poderá vir a ser uma corrida fulcral quando se fizer o balanço da temporada, pois era aqui que a Ferrari iria lançar o contra-ataque à Mercedes. E a marca alemã ganhou mais 50 pontos à italiana, tendo agora 102 de avanço no Mundial de Construtores!
Com uma chuva que não era particularmente forte, a escolhe de pneus revelou-se uma lotaria… Os seis primeiros largaram de intermédios, com Hulkenberg, Alonso e Sainz com pneus de chuva, procurando um melhor arranque. Dos homens da frente, Vettel e Ricciardo foram os que pior largaram, enquanto Verstappen saía bem e Raikkonen, Hamilton e, em especial, Alonso faziam partidas-foguete – Hamilton estava encostado a Vettel na primeira curva e Alonso em 3.º!
"Vi o Max e, de repente, estava o Kimi ao meu lado a bater-me, nem percebi o que sucedeu…", referiu Vettel pouco depois de chegar às "boxes", numa rápida e compreensivelmente "vazia" declaração, para não se comprometer antes da audição com os comissários após a corrida, juntamente com Raikkonen e Verstappen… E tentava desdramatizar o aumento da vantagem de Hamilton no Mundial que se desenhava: "Não estamos na corrida o que é lamentável mas haverá mais oportunidades".
Raikkonen e Verstappen voariam de imediato para fora da pista e ainda acertariam em Alonso que se terá arrependido de ter largado tão bem… Vettel seguiria na frente mas por poucos metros, acabando por fazer um pião pelos fluídos do sistema hidráulico que saltavam para os pneus traseiros. Pelo rádio, o alemão pediu desculpa à equipa… Mas tinha acabado de entregar uma inesperada vitória numa bandeja a Hamilton e uma folgada liderança do Mundial. E privara-nos de uma corrida que se previa espectacular! O mais estranho é que os comissários terão adiado qualquer decisão para dentro e uma semana, na Malásia, para terem mais tempo para analisar o acidente!...
A corrida ficou, então, praticamente definida, e até Hamilton devia estar surpreendido com a liderança "cortesia de Vettel"! "Lewis, esta corrida agora resume-se a trazeres o carro inteiro até ao fim", dizia-lhe o engenheiro. As condições não eram fáceis, ainda com bastante água na pista, mas o britânico afastou-se com inesperada facilidade de Ricciardo (Red Bull) e dominava a situação. Mas por duas vezes perdeu toda a sua vantagem, com os "safety cars" provocados pelos despistes de Kvyat (Toro Rosso) e de Ericsson (Sauber).
Ricciardo acabou por ter de se contentar com o 2.º lugar numa corrida em que não escondeu o desejo de vencer. "Não consigo ganhar o raio da prova e bem tento!… Hoje não mostrámos o ritmo que tínhamos na sexta, foi uma pena não conseguirmos vencer, mas estamos a melhorar de prova para prova". E o acidente à partida? "Foi um caos à minha frente, acho que até foi bom… ter feito uma má partida! Só vi que foram três carros para o espaço de um, mas não sei de quem foi a culpa…".
Com tudo o que se passou na partida, os lugares pontuáveis ficaram abertos a muito mais gente que raramente lá entra. A maior desilusão foi de Nico Hulkenberg que chegou a ser um sólido 4.º, antes de ter de abandonar devido a problemas do sistema pneumático no Renault. E ficou na posse de um triste recorde (que era de Adrian Sutil), o piloto com mais Grandes Prémios disputados sem subir ao pódio…
Ficou na frente de Stoffel Vandoorne que comprovou a competividade dos McLaren em Singapura, deixando-nos um amargo de boca por termos ficado privados de ver até onde Alonso poderia ter ido! Era 3.º na 1.ª curva até ser atingido pelos carros de Raikkonen e Verstappen e ainda continuou, mas com um… buraco no seu carro e sem telemetria para informar os seus engenheiros do estado da mecânica. O abandono acabaria por ser inevitável… Destaque ainda para mais uns pontos do jovem Lance Stroll que sobreviveu a uma corrida difícil numa pista traiçoeira onde nunca correra e com um carro mal adaptado a traçado tão sinuoso. A aprendizagem prossegue rapidamente! Classificação:
Pos | Piloto | Equipa | Tempo/Dif. | Box |
---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes | 2.03.23,543 h | 4 |
2 | Daniel Ricciardo | Red Bull | a 4,507 s | 5 |
3 | Valtteri Bottas | Mercedes | a 8,800 s | 4 |
4 | Carlos Sainz | Toro Rosso | a 22,822 s | 4 |
5 | Sergio Pérez | Force India | a 25,359 s | 5 |
6 | Jolyon Palmer | Renault | a 27,259 s | 5 |
7 | Stoffel Vandoorne | McLaren | a 30,388 s | 5 |
8 | Lance Stroll | Williams | a 41,696 s | 4 |
9 | Romain Grosjean | Haas | a 43,282 s | 4 |
10 | Esteban Ocon | Force India | a 44,795 s | 6 |
11 | Felipe Massa | Williams | a 46,536 s | 6 |
12 | Pascal Wehrlein | Sauber | a 2 voltas | 6 |
— | Kevin Magnussen | Haas | MGU-H | 7 |
— | Nico Hülkenberg | Renault | Prob. pneumático | 7 |
— | Marcus Ericsson | Sauber | Despiste | 6 |
— | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Despiste | 3 |
— | Fernando Alonso | McLaren | Danos de colisão | 4 |
— | Sebastian Vettel | Ferrari | Colisão | 0 |
— | Max Verstappen | Red Bull | Colisão | 0 |
— | Kimi Räikkönen | Ferrari | Colisão | 0 |