Pesquisa
Desporto

GP Portugal abre Mundial de MotoGP em 2023

17:14 - 02-08-2022
 
GP Portugal abre Mundial de MotoGP em 2023

Portugal foi o país seleccionado para a corrida de abertura do campeonato do mundo de velocidade em motociclismo na época de 2023, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

As provas de MotoGP, Moto2 e Moto3 irão decorrer no fim-de-semana de 24 a 26 de Março do próximo ano, com o início do Mundial a acontecer na Europa pela primeira vez desde 2006.

Será o quarto ano consecutivo que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) acolhe a maior competição mundial de motociclismo, depois de o GP Portugal ter estado ausente desde 2012.

Para o circuito de Portimão também está prevista a realização de dois dias de testes de pré-temporada, que deverão decorrer na semana anterior à prova portuguesa, mas as datas ainda não foram anunciadas.

A FIM explica, em comunicado, que o calendário completo será anunciado "em devido tempo" mas que a primeira prova da época "já está confirmada".

Confirmação desejada

Portugal voltou a acolher o Mundial de MotoGP em 2020, em plena pandemia da Covid-19, com Miguel Oliveira a vencer a corrida.

O ano passado, ainda com a época afectada pela pandemia, o AIA recebeu os GP de Portugal e GP do Algarve.

O francês Fabio Quartararo, que viria a sagrar-se campeão do mundo nesse ano pela Yamaha, venceu a primeira passagem pelo circuito algarvio, com Miguel Oliveira a ser 16.º após uma queda.

Já o italiano Francesco Bagnaia, da Ducati, venceu o GP de Algarve, numa prova em que o piloto português desistiu depois de sofrer uma queda.

Este ano a vitória voltou a sorrir a Fabio Quartararo, na ronda disputada a 24 de Abril, com Miguel Oliveira a classificar-se na quinta posição com a sua KTM.

Jorge Viegas, presidente da FIM, considerou que o regresso do Mundial de MotoGP ao Algarve "mostra bem a confiança na organização do GP de Portugal e na excelência do circuito".

O clima foi, para o responsável pela entidade máxima do motociclismo mundial, uma das razões na escolha do Algarve para acolher a ronda de abertura do campeonato do mundo de velocidade em 2023.

"Pensamos que há boas hipóteses de não chover. Espero muito público presente e espero que possa ser um bom espectáculo", disse Jorge Viegas à agência Lusa.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.