Nico Rosberg bem dizia que precisava de férias e voltou a prová-lo com uma soberba vitória no G.P. de Singapura, a terceira em três provas desde que… voltou ao trabalho! E assim deu a volta ao Mundial e recuperou o comando, com 8 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton que, este fim-de-semana, nunca se mostrou à vontade, não indo além do 3.º lugar. Para a Mercedes, mais uma vitória e a possibilidade de se tornar campeã de Construtores já na próxima prova, na Malásia!
"Foi um fim-de-semana fabuloso, começando pela ‘pole’ e, hoje, com um arranque fantástico e esta vitória! Sabia que ia ser apertado na fase final da corrida mas estou encantado", dizia Rosberg no final de uma das mais interessantes e movimentadas corridas do ano, desviando a conversa quando lhe perguntaram sobre a nova liderança do Mundial.
"Não estou focado nos pontos, apenas super feliz com esta vitória". Pois, pois…
Nico Rosberg teve um tempo de reacção perfeito ao apagar dos semáforos e colocou-se logo na frente, mantendo Ricciardo e Hamilton atrás de si. Mas a corrida conheceria logo o indispensável "safety car" – nunca houve G.P. de Singapura sem um… – com o toque de Sainz em Hulkenberg que atirou o Force India contra o muro das "boxes". No recomeço, o alemão da Mercedes voltou a "ir-se embora" e passou a controlar a corrida.
No entanto, Daniel Ricciardo manteve sempre Rosberg debaixo de olho, pois as estratégias de Mercedes e Red Bull andaram desencontradas e só se iriam encontrar nas últimas voltas. Foi precisamente a 15 voltas do final que se percebeu que Rosberg, com pneus macios já bastante usados, poderia estar à mercê do Red Bull que acabara de montar supermacios novos, deixando enorme "suspense" para o final da corrida.
Ricciardo conseguiu, de facto, uma enorme recuperação de tempo e acabou a corrida já colado a Rosberg (cortou a meta a meio segundo do Mercedes!). Mas a questão não era só a maior rapidez entre os dois, e alguns segundos perdidos nas dobragens acabaram por impedir que chegasse a atacar Rosberg que terminou mesmo nos limites. O alemão cortou a meta em enorme festa, comemorando esfuziantemente o triunfo no seu 200.º Grande Prémio e a passagem para a frente no Mundial.
Pelo terceiro ano consecutivo, Ricciardo subiu ao pódio em Singapura… mas ainda não foi ao degrau desejado:
"Estivemos perto de estar mais acima, mas não posso estar desiludido… É fantástico estar aqui no pódio. Quando parámos pensámos que o Nico também iria entrar e por isso forcei ao máximo. Mas ele acabou por não entrar…". Uma grande prova da Red Bull que tentou uma jogada estratégica para apanhar a Mercedes desprevenida… e quase ia conseguindo!
Animado também foi o duelo pelo último lugar do pódio, inicialmente com Hamilton a agarrá-lo e sem Verstappen, que se atrasara no arranque, a incomodá-lo. Mas eis que os Mercedes voltaram a ter alguns problemas com os travões e Kimi Raikkonen mostrou que os Ferrari eram, de facto, carros competitivos na pista de Singapura.
O finlandês chegou mesmo a passar Hamilton mas, nas "boxes", a ordem foi invertida e o tricampeão do Mundo acabou mesmo por ir ao pódio, limitando os danos num fim-de-semana em que esteve sempre discreto.
"Não foi dos pódios mais felizes, mas parabéns ao Nico que guiou muito bem todo o fim-de-semana e mereceu esta vitória", homenageou Hamilton.
"O Mundial está muito diferente do que estava no ano passado por esta altura, mas estou na luta e espero voltar ao meu melhor já na próxima corrida".
Se Raikkonen mostrou a competitividade do Ferrari, o que dizer da recuperação de Sebastian Vettel, vindo de 22.º até ao 5.º posto, fazendo a volta mais rápida e muitas ultrapassagens! Como teria sido tão mais animada esta corrida com a participação do alemão, afastado dos lugares da frente pelo problema da qualificação…
Animação não faltou à corrida de Verstappen (Red Bull) que, tendo realizado uma má partida – foi o que levou Sainz a desviar-se, acabando involuntariamente por apertar Hulkenberg –, acabou por estar envolvido em lutas muito duras e emotivas, em especial com Daniil Kvyat (Toro Rosso), mas também com Sergio Perez (Force India, outra enorme recuperação!) e Fernando Alonso (McLaren). Destaque final para o ponto recolhido por Kevin Magnussen para a Renault que já não sabia o que isso era desde o G.P. da Rússia!
Classificação:
Pos
|
Piloto
|
Equipa
|
Tempo/Dif
|
Box
|
01
|
Nico Rosberg
|
Mercedes
|
1.55.48,950 h
|
3
|
02
|
Daniel Ricciardo
|
Red Bull
|
a 0,488 s
|
4
|
03
|
Lewis Hamilton
|
Mercedes
|
a 8,038 s
|
4
|
04
|
Kimi Raikkonen
|
Ferrari
|
a 10,219 s
|
4
|
05
|
Sebastian Vettel
|
Ferrari
|
a 27,694 s
|
3
|
06
|
Max Verstappen
|
Red Bull
|
a 1.11,197 m
|
4
|
07
|
Fernando Alonso
|
McLaren
|
a 1.29,198 m
|
3
|
08
|
Sergio Perez
|
Force India
|
a 1.51,062 m
|
2
|
09
|
Daniil Kvyat
|
Toro Rosso
|
a 1.51,557 m
|
3
|
10
|
Kevin Magnussen
|
Renault
|
a 1.59,252 m
|
3
|
11
|
Esteban Gutierrez
|
Haas
|
a 1 volta
|
3
|
12
|
Felipe Massa
|
Williams
|
a 1 volta
|
4
|
13
|
Felipe Nasr
|
Sauber
|
a 1 volta
|
3
|
14
|
Carlos Sainz
|
Toro Rosso
|
a 1 volta
|
4
|
15
|
Jolyon Palmer
|
Renault
|
a 1 volta
|
3
|
16
|
Pascal Wehrlein
|
Manor
|
a 1 volta
|
3
|
17
|
Marcus Ericsson
|
Sauber
|
a 1 volta
|
4
|
18
|
Esteban Ocon
|
Manor
|
a 2 voltas
|
4
|
—
|
Jenson Button
|
McLaren
|
Prob. mecânicos
|
4
|
—
|
Valtteri Bottas
|
Williams
|
Prob. mecânicos
|
5
|
—
|
Nico Hulkenberg
|
Force India
|
Colisão
|
0
|
—
|
Romain Grosjean
|
Haas
|
Não partiu/travões
|
0
|
Refira-se que Romain Grosjean nem chegou a arrancar, devido a problemas no sistema de travões "by wire". O Mundial regressa dentro de duas semanas para as provas… madrugadoras! Em fins-de-semana consecutivos, teremos o G.P. da Malásia, em Sepang, e logo depois o G.P. do Japão, em Suzuka.