A Ferrari tem o culto da exclusividade e gosta de fazer o mercado esperar por cada modelo. É normal um cliente pagar bom dinheiro no acto da encomenda e esperar longos meses (e até anos) para receber o que já começou a pagar. Mesmo assim, nem sempre basta ter dinheiro para comprar um Ferrari porque a marca de Maranello escolhe os candidatos a compradores e por isso
até tem um processo nos tribunais, mas isso é outra história.
PROGRAMA CORSE CLIENTI F1. Poucos sabem que a Scuderia vende todos os anos alguns dos monolugares que utilizou na F1, apesar destes modelos não aparecerem nas grelhas de partida das corridas de F1 Clássicos. Não aparecem nem podem aparecer, porque o comprador de um monolugar da Scuderia tem de assinar um contrato que veda essa possibilidade, permitindo apenas a sua utilização em sessões privadas ou nos eventos promovidos pela marca de Maranello, onde, em qualquer dos casos, terá sempre a assistência de mecânicos (é outra factura) da Ferrari. Isto equivale a dizer que, mesmo pagando 2,5 ou 3 milhões de euros por um F1, a sua utilização está condicionada por Maranello.
PROGRAMA XX. Paralelamente ao Programa
Corse Clienti F1, a Ferrari também promove o Programa XX destinado a hiper-desportivos desenvolvidos especificamente para uma utilização em pista, não estando homologados para andar na estrada. É o caso dos 599 XX, do FXX e do mais recente
FXX K. Qualquer deles é um modelo raro e nem vale a pena falar em preço, mas o seu comprador nem pode ter o carro que pagou na sua garagem. Todos são guardados e assistidos em Maranello e a Ferrari desloca-os com uma equipa de mecânicos para os eventos que organiza, ou para qualquer pista escolhida pelo proprietário, que paga este serviço.
Este é um negócio de muitos milhões, disso ninguém duvide... Basta dizer que no último evento que a Ferrari promoveu este ano no circuito de Mugello, para além dos mais variados carros históricos e de competição, estiveram presentes 13 antigos monolugares de F1, quatro 599 XX, um FXX e 18 FXX K.
Ferrari e o Programa Corse Clienti