António Félix da Costa vai estrear-se este ano numa das maiores clássicas das corridas de Resistência, as 24 Horas do Nürburgring, disputadas no temível traçado do "Inferno Verde", o Nordschleife. E vai fazê-lo logo ao volante do mais especial dos dois M6 GT3 oficiais que a BMW Motorsport alinhará, no fim-de-semana de 27 e 28 de Maio: a sua decoração replica a do primeiro BMW a triunfar nesta corrida mítica, o M3 E30 do Team Schnitzer que venceu, em 1989, com Roberto Ravaglia, Emanuele Pirro e Fabien Giroix.
Mas será já este fim-de-semana que o público verá em acção, pela primeira vez, o carro branco com as tradicionais três listas grossas, na diagonal, com as cores da BMW Motorsport, o vermelho e os dois tons de azul. Ostentando o n.º 43, irá participar na corrida de preparação das 24 Horas do Nürbrugring, uma prova de apenas 6 horas no "Inferno Verde", em que Félix da Costa guiará apenas com o britânico Alex Lynn. Na corrida… "gigante", receberão ainda a companhia do brasileiro Augusto Farfus – que bem conhece das últimas temporadas do DTM – e de Timo Scheider e Alex Lynn. O outro BMW M6 GT3 será já tripulado por Marco Wittmann, Tom Blomqvist, Martin Tomczyk, faltando anunciar o quarto piloto para o final de Maio.
Será, sem dúvida, uma grande honra para o piloto português transportar a história da casa de Munique e ficar associado à recordação, por parte da BMW, de um momento história no seu longo envolvimento no desporto automóvel e, por arrasto, às diversas outras vitórias obtidas no Nürburgring.
Nessa altura, em 1989, era Charlie Lamm o director-desportivo do Team Schnitzer, posição… que ainda hoje ocupa, tendo ficado particularmente orgulhoso com esta homenagem da marca de Munique:
"A BMW Motorsport tem uma grande tradição no desporto automóvel e tivemos a felicidade de trabalhar em conjunto durante muitas décadas. Esta decoração histórica no BMW M6 GT3 é uma magnífica recordação da nossa primeira vitória, uma das que mais nos orgulhamos! As faixas com as cores clássicas da BMW Motorsport, em particular, evocam inúmeras memórias entre os muitos fãs da BMW e dão-nos uma motivação extra para fazermos todos os possíveis para conseguirmos um bom resultado no nosso regresso ao Nordschleife".
Lamm recorda-se bem desse já longínquo fim-de-semana…
"Foi uma vitória extraordinária por estávamos a competir, ao mesmo tempo, na corrida de 24 horas e na prova do DTM noutra pista! Foi uma corrida fantástica e uma experiência muito emotiva". O BMW M3 E30 conseguiria, aliás, quatro vitórias consecutivas, entre 89 e 92, sendo que a de 91 foi também com o Team Schnitzer. Esta equipa voltaria a vencer em 2004 e 2005, com um BMW M3 GTR e, mais recentemente, em 2010, com um BMW M3 GT2.
Como se vê, a relação da BMW com o sucesso nas 24 Horas do Nürburgring é já longa e este ano, na 45.ª edição, a marca decidiu recordar o primeiro desses triunfos. E escolheu o português António Félix da Costa para ser um dos pilotos de tão emblemático automóvel!