Foi sem qualquer receio e fazendo frente a quaisquer superstições que a Red Bull apresentou o seu… 13.º monolugar, o RB13. Libertando um vídeo cheio de gatos pretos, ferraduras, corvos, figas, trevos espelhos partidos e outros símbolos de sorte e azar, precisamente às… 13h13! (E foi só... Longas horas depois ainda não havia outras imagem do RB13 disponível...) Não há que ter medos transcendentais quando se confia no trabalho feito para assumir o papel de "anti-Mercedes" nesta nova Fórmula 1.
F1: Esta é a "máquina" da Red Bull para 2017!
E a história do nascimento deste RB13 foi bem agitada e com episódios rocambolescos, como faz parte de qualquer acção Red Bull… Segundo uma fonte da equipa, na passada 5.ª feira ainda o carro estava por completar, aliás havia ainda peças a serem produzidas! Mas o "puzzle" rapidamente foi terminado e, a partir daí, ficou um elemento da equipa em permanência junto do carro, garantindo que ninguém tiraria qualquer foto mais furtiva ao RB13.
Um camião transportou-o até ao aeroporto de Heathrow na manhã de sábado, onde embarcou num avião especial que já tinha sido avião militar, directamente para Barcelona, onde o esperava um outro camião da equipa. Sempre sob fortes medidas de segurança e bem tapado, foi então levado para o circuito, onde foi desvendado.
Para este (aparente) atraso – também é verdade que a Red Bull é sempre das últimas equipas a terminar os seus carros – poderá ter contribuído a polémica em torno das suspensões traseiras, após a clarificação pedida pela Ferrari à FIA. Que poderá ter obrigado a equipa a redesenhar aquela zona do carro mas que, na verdade, não está ainda muito bem definida. Podendo até acabar com protestos em Melbourne…
Adrian Newey mostra-se contente com o facto de o RB13 ter pelo menos, graças aos novos regulamentos, ter reencontrado as proporções correctas de um Fórmula 1!
"Desde que os regulamentos nos levaram para carros com vias mais estreitas, em 1998, que os F1 sempre pareceram um pouco desproporcionados. Carros estreitos, com pneus razoavelmente largos e sempre mais compridos… Agora, com vias mais largas com pneus mais largos, as proporções tornam-se muito mais agradáveis". Ora aqui está um técnico a falar da estética dos carros e de como as novas regras contribuíram para a sua melhoria, basta ver um dos novos F1 ao vivo para perceber de que fala Newey…
Já Helmut Marko analisou o RB13 de forma positiva mas com a habitual frieza:
"Tem um ar agressivo e os dados que temos são positivos em termos de ‘performance’. Mas foi o único carro que tivemos no nosso simulador, por isso só nos testes poderemos saber em que posição estaremos". E resumiu:
"Estou certo que temos um excelente chassis e a RENAULT prometeu-nos que teríamos mais potência logo no início da época e, depois, uma evolução no G.P. de Espanha".
"Adoro o carro, acho-o lindo!", exclamou Daniel Ricciardo que estreará amanhã o RB13, no primeiro dia de testes, na pista catalã.
"A impressão que me dá é que parece ser o carro mais rápido do Mundo". Opinião partilhada por Max Verstappen:
"O carro tem um visual muito agressivo. Só espero que se confirme que quando parece tão agressivo é porque é também muito rápido, mas só quando formos para a pista o poderemos confirmar". O holandês só fará o
"gostinho ao pé" na terça-feira.
Ricciardo não se deixa impressionar com o n.º 13:
"Não sou supersticioso, isso só serve para explicar quando as coisas não correm bem. Quero é guiar este carro com aqueles pneus traseiros que prometem ter tanta tracção à saída das curvas!". Já Verstappen começa com um discurso cauteloso mas… deixa-se embalar no entusiasmo:
"Tenho de conhecer o verdadeiro potencial do carro antes de estabelecer os meus objectivos. Mas se pudéssemos fazer a ‘pole’ em Melbourne seria o ideal… E depois fazer uma boa partida, ficar no comando todo o Grande Prémio e tornar a corrida o mais chata possível!".
Este é o carro que Lewis Hamilton diz temer mais… Pelo que se vê na imagem, parece ter um desenho bastante simples (tal como o carro do ano passado), contando com uma grande "barbatana" sobre a tampa do motor – e a Red Bull tentou fazer com que fosse proibida… – e um bico totalmente diferente do visto até aqui: não só termina ligeiramente a subir como inclui uma pequena tomada de ar. À primeira vista, parece ser a "invenção Newey" que mais salta à vista. Mas certamente que muito mais se irá descobrir no RB13 nos dias que aí vêm…