Um autêntico passeio dominical pelo frondoso parque de Monza valeu a liderança isolada de Lewis Hamilton no Mundial de F1, o que acontece pela primeira vez este ano. Com a diferença que foi um passeio à média de… 243,6 km/h, na mais rápida corrida de F1 (1.15 h) desde que acabou a "guerra de pneus2, em 2006! Mas Vettel e os Ferrari não estiveram à altura e, no G.P. de Itália, deixaram a Mercedes dar a volta ao campeonato…
"Adoro esta pista, Itália e a paixão dos fãs, são fãs da Ferrari que respeito e aprecio. Mas fizemos um trabalho excepcional, tanto a equipa como o Valtteri", explicou Hamilton tentando sobrepor-se aos assobios dos milhares de "tifosi" que enchiam a recta da meta, após comemorar a sua 59.ª vitória. Mas não deixaria de provocar um brutal sobressalto: "Este fim-de-semana, o poder da Mercedes foi claramente superior ao da Ferrari!". Não sendo mentira, imagine-se a reacção que provocou!
Raikkonen acabaria por ser passado por Vettel, queixando-se de problemas na traseira do carro. E prova de que algo não estaria bem é que Vettel passou rapidamente por Stroll e Ocon, enquanto o finlandês não conseguia desembaraçar-se dos dois jovens que batalhavam como… gente grande. Pelo meio, Verstappen fazia enormes progressos até tentar a ultrapassagem a Massa e tocar no flanco do Williams com a roda fente-direita, ficando com um furo que o atirou para o final do pelotão…
Vettel seguia-os mas já a 28 s de Hamilton quando parou para trocar de pneus. A Mercedes seguiu-o, nem facilitando na estratégia, montando os pneus macios para as últimas vinte voltas. Hoje, no parque de Monza, os Mercedes estiveram vários furos acima dos Ferrari, até os próprios elementos da Scuderia o reconhecerão. Preocupante é que se esperava que a diferença fosse bastante mais pequena e que colocasse pelo menos alguma pressão à equipa da estrela. Mais preocupante ainda é os Mercedes terem acabado mais de meio minuto à frente de Vettel… tendo usado um modo de poupança do motor desde o meio da corrida!
Mesmo em 3.º, apesar da desilusão dos "tifosi" não verem uma vitória vermelha (a última foi em 2010 com Alonso), Vettel foi recebido no pódio como se fosse já campeão, é sempre assim em Monza. E fez questão de se exprimir em italiano começando com um "Grazie a tutti il tifosi!". "Vocês são o melhor público do Mundo, esta corrida foi difícil mas vamos lá chegar! No início a prova foi divertida, a partida foi má, deixei patinar as rodas e demorei algum tempo a ganhar confiança no carro. Hoje não tínhamos ritmo dos da frente, mas sabemos que temos um carro muito forte e que vamos estar na luta até ao final!", prometeu para o delírio dos milhares que, depois, esteve a filmar com uma das câmaras da FOM! "O pódio acaba por salvar este fim-de-semana… Gosto de Singapura e das pistas que aí vêm, ainda há muito par discutir".
Faltavam 12 voltas, Vettel e o pódio estavam a 11 s e a sua equipa desafiava-o para uma tarefa hercúlea! Mas o australiano avisara que vinha para se divertir e dar espectáculo para os fãs… mesmo que não fosse aquele a que a maioria quisesse assistir. A diferença diminuiu volta após volta mas, depois de tudo o que o Ricciardo já conseguira, acabar a 4 s de Vettel já era uma vitória e justificação para ser o "piloto do dia"! "Estava a aproximar-me do pódio, a certa altura estava a recuperar rapidamente e cheguei a achar que dava mas, depois, já tinha os pneus demasiado usados e o ‘Seb’ fugiu um pouco", contou, prometendo: "Em Singapura poderemos surpreender".
Já Lance Stroll tinha baixado de 8.º para 7.º mas mostrava-se felicíssimo com este fim-de-semana: "O ponto alto foi, claramente, a qualificação, em que mostrei o que conseguia fazer em condições tão difíceis. Hoje podia ter sido melhor, houve momentos em que não fui perfeito. Fiz uma boa partida, mas o Lewis bloqueou-me, tive de levantar pé e o Esteban passou. Foi uma pena o ‘pit stop’, não costuma ser assim, era a nossa oportunidade de o passar. Mas foi uma corrida fantástica e adorei cada momento! Estas oportunidades de estar lá na frente, sob pressão, são tudo situações que me fazem aprender e crescer". E acabou até com um duelo com Felipe Massa que até incluiu um bater de rodas! Classificação:
Pos | Piloto | Equipa | Tempo/Dif. | Box |
---|---|---|---|---|
1 | Lewis Hamilton | Mercedes |
1.15.32,312 h |
1 |
2 | Valtteri Bottas | Mercedes | a 4,471 s | 1 |
3 | Sebastian Vettel | Ferrari | a 36,317 s | 1 |
4 | Daniel Ricciardo | Red Bull | a 40,335 s | 1 |
5 | Kimi Räikkönen | Ferrari | a 1.00,082 m | 1 |
6 | Esteban Ocon | Force India | a 1.11,528 m | 1 |
7 | Lance Stroll | Williams | a 1.14,156 m | 1 |
8 | Felipe Massa | Williams | a 1.14,834 m | 1 |
9 | Sergio Pérez | Force India | a 1.15,276 m | 1 |
10 | Max Verstappen | Red Bull | a 1 volta | 2 |
11 | Kevin Magnussen | Haas | a 1 volta | 1 |
12 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | a 1 volta | 1 |
13 | Nico Hülkenberg | Renault | a 1 volta | 1 |
14 | Carlos Sainz | Toro Rosso | a 1 volta | 1 |
15 | Romain Grosjean | Haas | a 1 volta | 2 |
16 | Pascal Wehrlein | Sauber | a 2 voltas | 1 |
17 | Fernando Alonso | McLaren | a 3 voltas (caixa vel.) | 2 |
18 | Marcus Ericsson | Sauber | a 4 voltas (prob. mec.) | 2 |
— | Stoffel Vandoorne | McLaren | Prob. hidráulico | 1 |
— | Jolyon Palmer | Renault | Prob. mecânico | 2 |