Foi mais uma corrida de final totalmente inesperado, perante tudo o que se passara até às derradeiras voltas… Vettel e a Ferrari pareciam ter tudo controlado e, de repente, Baku voltou a ser Baku e o G.P. do Azerbaijão deu uma volta de 180 graus, acabando por dar a primeira vitória do ano a Hamilton e à Mercedes. "Hoje a sorte esteve connosco", reconheceu o britânico pelo rádio, após cortar a meta. Mas, com Vettel apenas 4.º, foi o suficiente para se apossar da liderança do Mundial de pilotos, com 4 pontos de vantagem! Já a Ferrari passou a Mercedes entre os Construtores, também com 4 pontos de avanço.
Ironicamente, este "safety car" funcionou na perfeição para o finlandês que se livrou imediatamente dos pneus ultramacios com que não iria longe, montando os macios que, teoricamente, até podiam levá-lo até final. Na frente Vettel fugiu rapidamente mas, a partir da 10.ª volta, Hamilton foi reduzindo a diferença mas, afinal, era só o piloto da Ferrari a controlar. Quando quis, recolocou a diferença nos 4 s, mostrando que estava no controlo das operações.
Se Bottas seguia isolado em 3.º, atrás as coisas agitaram-se com os Renault com pneus ultramacios a pressionarem e a passarem os Red Bull com supermacios e alguns problemas na regeneração da energia na bateria, com Sainz a chegar a 4.º e Hulkenberg (quer largara de 14.º) a 5.º… antes de bater com uma roda traseira no muro e abandonar. Mas os pneus de Sainz acabariam a sua vida e os Red Bull recuperariam a sua posição, com Verstappen e Ricciardo a lutarem nos limites da colisão!
Mas Baku é Baku… E aquela "guerra" na Red Bull não poderia acabar bem, em especial quando Verstappen voltou a mudar mais que uma vez de trajectória para defender a posição, com Ricciardo a "entrar-lhe" pela traseira dentro! Por muito que custe, há alturas em que tem de haver ordens de equipa e o que se passara antes, por mais de uma vez, já o tinha justificado… Assim, a Red Bull saiu de Baku com zero pontos! E com influência decisiva na corrida pois acabou por ser responsável por a Ferrari ter ficado sem uma vitória que estava praticamente garantida.
É verdade que a Mercedes jogava a sua única cartada possível, com Bottas, adiando ao máximo a troca de pneus para lhe montar um jogo de ultramacios no final. E a sorte sorriu-lhe porque o "safety car" arranjado pela Red Bull veio mesmo a jeito. A Ferrari, em vez de deixar Vettel assumir a liderança, decidiu também parar para montar ultramacios no seu carro, condenando-o a ser 2.º atrás de Bottas, talvez confiante de que o alemão o passaria em pista. Mas Vettel cometeu um enorme erro no recomeço e, com a sofreguidão de ir para o comando, exagerou na travagem na curva 1 e foi em frente, perdendo para Bottas, Hamilton e Raikkonen, ficando até à mercê de Perez, pois ficou com um pneu em mau estado…
Raikkonen acabou por chegar a 2.º um pouco por força das circunstâncias, sem ter feito uma grande corrida, mas aproveitando as oportunidades que teve, em especial na segunda metade. E Perez exultava no regresso ao pódio de Baku: "Nem tenho palavras… As últimas duas voltas, com o Sebastian mesmo atrás e os pneus frios, foram as melhores de toda a minha carreira!". O alemão da Ferrari estava desolado por ter perdido uma corrida que estava controlada, além da liderança do Mundial.
Atrás de si houve muita festa! Sainz contente com o 5.º posto, Charles Leclerc nas nuvens por colocar o Sauber em 6.º, os dois McLaren nos pontos, Lance Stroll também a pontuar para a Williams e até Brendon Hartley a conseguir o primeiro ponto na F1, com o Toro Rosso/Honda. Só faltou mesmo Romain Grosjean que, depois de subir de último a 6.º, conseguiu atirar com o Haas contra um muro quando aquecia pneus… atrás do "safety car"! O Mundial prossegue a 13 de Maio, com o G.P. de Espanha.