É com este monolugar que a Scuderia Ferrari quer regressar rapidamente às vitórias, depois de um ano de 2016 "em seco". Um monolugar de ar agressivo e que logo se destaca pelo pequeno apêndice aerodinâmico colocado no final da chamada "barbatana de tubarão", tão parecido com o que a Mercedes experimentou ontem à tarde no novo W08, à frente da asa traseira. As novidades aerodinâmicas vão continuando a aparecer…
Uma das curiosidades sempre inerentes à revelação de um novo Ferrari de F1 é o seu nome, já que a Scuderia não segue uma designação cronológica como quase todas as outras escuderias. Desta feita foi escolhido o SF 70 H, mantendo-se as letras da Scuderia Ferrari e de Híbrido e juntando-se o número que assinala o 70.º aniversário da fundação da marca de Maranello.
F1: A Ferrari já mostrou o carro para 2017!
Outra coisa que salta à vista é que, ao contrário do que se chegou a adiantar, o branco continua presente na decoração do carro (e até com alguns frisos nos fatos dos pilotos), apesar da fama de não dar grande sorte… Algo que Maurizio Arrivabene, o director técnico Mattia Binotto e os pilotos Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi (reserva) procuraram desvalorizar durante a apresentação.
A Scuderia optou por uma frente do carro semelhante às já apresentadas por
Williams,
Sauber e
Renault, embora não tão radical como a do
Force India. Trata-se, afinal, da continuidade da frente do carro de 2016. Destaca-se pelos pontões laterais extramente largos e muito "esculpido", embora com umas entradas de ar estreitas, numa solução bastante diferente de tudo o que foi visto até aqui. Deixa, assim, bastante espaço livre por baixo para canalizar o ar para a parte posterior do monolugar.
Curiosa é também a forma como os retrovisores estão montados, em dois pilares verticais bem assentes na parede do "cockpit", numa solução que também servirá para "conduzir" o ar para a zona posterior. Tudo, aliás, é feito com esse objectivo e o aparecimento da grande "barbatana" sobre a tampa do motor já não surpreende. O que poderia ser uma enorme surpresa era o pequeno elemento horizontal no final da mesma, não se desse o caso de, ontem, a Mercedes ter experimentado uma solução semelhante, embora numa posição ligeiramente mais baixa e próxima da asa traseira.
Agora, Kimi Raikkonen fará o seu baptismo de pista, com uma sessão de filmagens em Fiorano ao longo do dia de hoje, antes do começo dos testes de pré-temporada, na segunda-feira, em Barcelona. É, por isso, natural que ainda hoje vejamos fotos do novíssimo Ferrari SF 70 H em acção, além de escutarmos as palavras de esperança que os responsáveis da Scuderia centram neste SF 70 H!