Já começou a contagem decrescente para o
Dakar 2017 e vão sendo conhecidos detalhes sobre as equipas que surgem na luta pela vitória, e a Toyota Gazoo Racing South Africa talvez seja a grande surpresa. Não pelo facto de apostar numa Hilux, mas por ter abandonado a tracção total permanente em favor de protótipos de tracção traseira, com o motor colocado no centro do chassis, de acordo com o regulamento técnico dos "buggy", apesar da equipa nunca falar em "buggies".
"O novo carro está conforme com os regulamentos técnicos da FIA e da ASO, o organizador do Dakar", afirmou Glyn Hall, o responsável pela Toyota Gazoo Racing SA..
"Pudemos reduzir o peso da Hilux de 1 915 para 1 300 kg, utilizar pneus mais largos [940 mm do diâmetro],
ter mais curso de suspensão e utilizar um sistema de enchimento/vazamento dos pneus em andamento".
Em termos da mecânica,
"vamos usar grande parte dos elementos que utilizámos nas anteriores Hilux 4x4, nomeadamente o motor V8, que vai contar com um limitador de admissão de ar com 38 mm, permitindo poder respirar melhor a grande altitude. Para além disso, o regulamento dos 4x2 permite alterar a posição de diversos órgãos, o que contribui para melhorar a repartição de massas".
A Toyota aposta forte na nova Hulix EVO e garantiu a presença de Nasser Al-Attiyah entre os seis pilotos com maior ou menor apoio oficial. A vitória na grande maratona fora-de-estrada é uma espinha atravessada na garganta da marca japonesa e a presença do vencedor em 2011 e 2015 poderá ser uma ajuda importante numa equipa onde voltam a surgir Giniel de Villiers e Leeroy Poulter.
"Nasser ficou satisfeito com o desempenho da Toyota Hilux (...).
A sua experiência e os seus conselhos são muitos importantes para definirmos as especificações para o carro que vamos levar ao Dakar", acrescentou Glyn Hall.
Antes do início do Dakar 2017, agendado para 2 de Fevereiro em Asunción, no Paraguai, a equipa vai realizar várias sessões de testes. Nos últimos anos este trabalho tem sido confiado aos belgas da Overdrive, mas sobre este assunto não há qualquer confirmação sobre a forma como vão decorrer os trabalhos de preparação para a grande maratona.
Nasser Al-Attiyah no Dakar