Pesquisa
Desporto

Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!

18:05 - 22-11-2016
  60
Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!
Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!Dakar de 2017 vai ser… uma tourada!
Ainda há quatro dias lhe mostrámos o rejuvenescido carro com que a Mini pretende atacar a próxima edição do Dakar mas, por muito competitivo que seja o carro, o mais certo é não conseguir intrometer-se na discussão da vitória, a decidir entre os "cavalões" da Peugeot e da Toyota. Que aqui se dão a conhecer nas suas cores oficiais… e quase iguais!

À partida, confirmando-se o favoritismo destas duas marcas, já se sabe quem vai ganhar o Dakar de 2017: a marca das latinhas de sumo energético que decidiu jogar nos dois tabuleiros… Assim quase garante que, à chegada a Buenos Aires, depois de longas e duras tiradas, em mais uma edição sul-americana da lendária prova de todo-o-terreno, a festa será feita sob o signo do touro vermelho!

É num Paraguai-Bolívia-Argentina que a Peugeot e a Toyota irão medir forças, com equipas de pilotos extremamente experientes no Dakar, algo que talvez seja o que falta à Mini para se assumir como candidata ao triunfo. A marca francesa vai defender a vitória alcançada no início deste ano, voltando a alinhar quatro carros mas de um novo modelo, o 3008 DKR, cuja decoração oficial foi hoje revelada.

O carro em si já não é totalmente novo, pois estreou-se no Rali de Marrocos, numa espécie de sessão de testes em "tamanho XXL", com Carlos Sainz a terminar no 2.º lugar. A que se seguiram mais alguns milhares de quilómetros de treinos pelas pistas marroquinas, com os quatro pilotos – Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz, Cyril Després e Sebastian Loeb – a revezarem-se ao volante.

O 3008 DKR é uma evolução importante do 2008 DKR que venceu este ano, embora mantendo o conceito "buggy", ou seja, um chassis tubular apenas de tracção traseira e um potente motor turbodiesel. Pode ter a desvantagem de ter de montar um restritor de admissão que lhe limita a potência, mas resiste melhor às etapas em altitude (em especial as que se realizam na Bolívia), onde a perda de cavalos é muito menor que a verificada nos motores atmosféricos dos rivais nipónicos…

Porque a Toyota vai manter o seu imponente V8 de cinco litros a gasolina, menos limitado a nível da admissão de ar, mas mais sujeito aos efeitos perniciosos da rarefacção do ar nas etapas em altitude. A Gazoo Racing, "braço armado" para o desporto da marca nipónica, chegou a desenvolver uma "pick-up" Hilux seguindo, tal como a Peugeot, o conceito de "buggy". Ou seja, apenas tracção traseira e um chassis tubular, aproveitando uma redução de peso considerável, estimada em quase 400 kg!

Contudo, isso obrigaria a utilizar um restritor de ar para a admissão muito mais apertado, o que significaria muito menos cavalos. E consta que, depois de experimentar a versão "Hilux buggy", o principal piloto da Toyota, o qatarino Nasser Al-Attiyah, pediu à marca que voltasse atrás nos seus planos e regressasse ao carro do ano passado. Ou seja, a normal "pick-up" Hilux desenvolvida para competição, com tracção às quatro rodas e motor bastante mais potente para compensar o peso bastante maior.

Fazendo-lhe a vontade, a Toyota teve de uniformizar os carros participantes no Dakar, pelo que também o sul-africano Giniel de Villiers alinhará com a Hilux 4x4. Uma dupla temível para os pilotos da Peugeot, já que se trata de dois ex-vencedores do Dakar, Al-Attiyah em 2011 e 2015, De Villiers em 2009. Com carros bem testados, e ainda com o apoio do espanhol Nani Roma numa espécie de papel de assistência rápida, ambos tentarão pressionar os Peugeot para discutirem a vitória no Dakar-2017. Que, atendendo ao patrocínio comum entre os principais candidatos ao triunfo, se transformará… numa enorme tourada!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.