Pesquisa
Desporto

Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2

10:29 - 02-01-2018
  20
Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2
Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2Dakar 2018: Regulamento penaliza os Peugeot 3008 DKR 4x2

Já começou a contagem decrescente para a 40ª edição do Dakar 2018, que tem início a 6 de Janeiro em Lima, no Peru. Depois dos Peugeot 3008 DKR terem monopolizado o pódio em 2017 com Stéphane Peterhansel, Sébastien Loeb e Cyril Despres, poderia pensar-se que este ano a prova seria uma "pêra doce" para os franceses. Mas a organização mudou as regras do jogo e tudo se pode alterar.

Os novos regulamentos são muito penalizadores para os veículos de duas rodas motrizes. O peso mínimo dos 4x4 foi reduzido em 100 kg e o curso da suspensão aumentado em 30 milímetros e, ao mesmo tempo, os 4x2 como os 3008 DKR estão condicionados a um lastro de 70 kg. Lá se foi a vantagem dos "buggy", e é por estas e por outras que os franceses já anunciaram que este será o seu último Dakar...

Os engenheiros da Peugeot-Sport esforçaram-se por minimizar o handicap regulamentar, pelo que a grande alteração nos protótipos franceses passou por dilatar a largura (2,40 metros) para garantir vias maiores para melhorar a estabilidade.

O Rali tem início na capital do Peru e as primeiras cinco etapas são disputadas nas dunas do deserto, sem dar tempo aos pilotos para "aquecerem" antes das maiores dificuldades. A prova, com cerca de 8.793 km (4.329 km cronometrados), passa pelos picos da Bolívia, com um pico a 4.786 metros, antes de uma longa etapa-maratona (sem assistência) no caminho para Fiambala, na Argentina, um desafio até para os mais resistentes.

A altitude é um tremendo desafio para os concorrentes, que têm dificuldades em respirar, bem como para os motores que, sem oxigénio, perdem a sua potência. Como grande parte do percurso é percorrido a elevadas altitudes, a Peugeot enviou Cyril Despres à frente, com a missão de testar o desempenho do motor em grandes altitudes.

Os franceses preparam tudo, mas numa prova como o Dakar tudo pode acontecer, mas a Peugeot tem a responsabilidade de defender a posição que garantiu há um ano. "A vitória em 2016 e os três primeiros lugares que conquistámos em 2017 fazem com que o único objectivo para 2018 seja a vitória", admitiu Bruno Famin, director-geral da Peugeot Sport. "Este Dakar será uma corrida apaixonante onde não vão faltar dificuldades. O percurso é mais longo do que o do ano passado e ainda mais difícil, com as grandes etapas em areia logo no início, onde podem surgir algumas diferenças importantes. Depois do Peru e da Bolívia, a grande etapa-maratona com 1.000 km, a correr na Argentina, está longe de ser fácil", acrescentou o responsável da Peugeot Sport, que não esquece que "a concorrência trabalhou muito, e bem, o que torna tudo ainda mais difícil"

A Pegeot inscreve quatro 3008 DKR Maxi, com uma cor para cada um dos pilotos: amarelo, para Peterhansel, o vencedor do ano passao; azul, para Carlos Sainz; branco, para Sebastien Loeb; e vermelho para Cyril Despres.

Resta saber até onde pode chegar a marca francesa num ano em que a Toyota aposta tudo nas Hi-Lux de Nassar Al-Attyiah e Giniel De Villiers, para não falar da X-raid, que para além dos eternos Mini, estreia este ano os novos buggy.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.