Pesquisa
Desporto

DAKAR 2017: Loeb ganhou 5ª etapa, mas Peterhansel lidera

11:00 - 07-01-2017
  107
DAKAR 2017: Loeb ganhou 5ª etapa, mas Peterhansel lidera
Sebastien Loeb (Peugeot 300 DKR) foi o mais rápido na 5ª etapa, que ligou Tupiza, na Argentina, e Oruro, na Bolívia, mas foi traído pelas condições atmosféricas que levaram a organização a encurtar o sector de classificação devido às enxurradas nos rios.

DAKAR 2017: Loeb ganhou 5ª etapa, mas Peterhansel lidera


O ex-campeão do mundo de ralis começou por garantir uma vantagem confortável de seis minutos sobre Nani Roma (Toyota Hilux 4x2), enquanto Stephane Peterhansel, o seu companheiro de equipa, sentiu problemas com a navegação cedendo 7m 30s. Depois da neutralização do troço cronometrado, Sebastien Loeb não conseguiu assumir o mesmo ritmo e terminou o dia com uns meros 44 segundos de vantagem sobre Nani Roma.

Stephane Peterhansel recuperou muito terreno na parte final. Foi o terceiro classificado da etapa apenas a 1m 30s do líder, assumindo o primeiro lugar da geral uma vez que Cyril Després (Peugeot 3008 DKR) não foi além do quarto tempo a 10m 33s.

Devido a problemas de navegação, o ex-motard que tinha surpreendido tudo e todos no dia anterior foi um dos grandes perdedores, mas não foi o único. Giniel de Villiers (Toyota Hilux 4x2) e Mikko Hirvonen (Mini) também não encontraram o caminho certo e cederam 29 e 42 minutos, respectivamente.

Hoje, sábado, os três Peugeot 3008 DKR partem no comando para a sexta etapa entre Oruro e La Paz (786 km, dos quais 527 km cronometrados), a última antes do dia de descanso agendado para a cidade onde está sediado o governo boliviano.

MOTOS.
Sam Sunderland (KTM) venceu a quinta etapa do Dakar e é o quinto líder diferente da prova, num dia em que a Honda cometeu um erro inadmissível ao reabastecer as suas motos em zona proibida para o efeito. Todos os pilotos foram penalizados em uma hora e entre eles estava Joan Barreda (o líder) e Paulo Gonçalves, o terceiro classificado. Graças ao segundo lugar na ligação para Oruro, o motard português foi o segundo classificado e conseguiu chegar ao 10º lugar onde está a 1h 08.21s do novo comandante. Hélder Rodrigues (Yamaha) chegou ao top-ten, à frente de Joaquim Rodrigues (Hero).

CAMIÕES. Entre os camiões, De Rooy/Torrallardona/Rodewald (Iveco) venceram a etapa e ascenderam ao comando da geral, onde contam com 2m 23s de vantagem sobre Nikolaev/Yakovlev/Rybakov (Kamaz) e 6m 36s face a Stnikov/Akhmadeev/Leonov (Kamaz), os anteriores comandantes, que se atrasaram devido a um furo.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.