Stephane Peterhansel parte hoje à frente na 8ª etapa do Dakar depois de ter sido o mais rápido na ligação entre La Paz e Uyuni, a seguir ao dia de descanso.
Dakar 2017 – Peterhansel vs Loeb, o duelo Peugeot
Dos 322 km cronometrados da 7ª etapa apenas foram cumpridos 161 km, porque a organização foi obrigada a encontrar pistas alternativas devido aos efeitos das fortes chuvadas que se abateram sobre a Bolívia.
Mesmo assim foi uma etapa dura, tanto mais que no final não estava prevista nenhuma assistência. Stephane Peterhansel (Peugeot 3008 DKR) bateu o seu companheiro Sebastien Loeb (+48 s), num dia em que Giniel De Villiers (Toyota Hilux 4x2) esteve em destaque ao garantir o terceiro tempo (+3m 33s) à frente do Mini de Mikko Hirvonen (5m 03s).
Nani Roma (Toyota Hilux 4x2) perdeu 5m 32s, mas tirou partido dos problemas do Peugeot 3008 DKR de Cyril Despres (+9m 07s) para garantir o terceiro lugar da classificação geral, onde Stephane Peterhansel e Sebastien Loeb estão separados por 1m 57s.
A luta está acesa entre os dois franceses e a Peugeot já afirmou que não vai dar ordens a nenhum dos pilotos. Mas nestas coisas nunca se sabe...
MOTOS – As Honda estiveram em foco, apesar do atraso motivado pela hora de penalização que sofreram na primeira parte do rali, devido ao reabastecimento em zona proibida. Ricky Brabec garantiu a sua primeira vitória no Dakar, batendo Paulo Gonçalves por 1m 44s. O piloto português ocupa o oitavo lugar da geral.
Sam Sunderland (KTM) foi o terceiro classificado na etapa. Cedeu 4m 43s, mas mantém a liderança do rali com 17m 45s de vantagem sobre Pablo Quintanilla (Husqvarna) e 22m 16s face a Van Beveren (Yamaha).
CAMIÕES – Na ligação para Uyuni, a vitória do Kamaz de Sotnivov/Akmadeev/Leonov não foi suficiente para desalojar o Iveco de De Rooy/Torrallardona/Rodewald do comando. O holandês perdeu 4m 25s, mas mantém o primeiro lugar da classificação geral com 2m 11s sobre o vencedor da 7ª etapa, numa altura em que a pressão é mais do que muita.
De Rooy, o vencedor da categoria em 2016, é perseguido por três Kamaz e as diferenças são muito reduzidas. Basta dizer que há apenas 5m 57s entre o primeiro e o quarto classificado, pelo que tudo pode acontecer...