Pesquisa
Desporto

Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!

14:32 - 08-06-2016
  6
Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!
Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!Citroën nos Ralis: DS3 posto, viva o C3 WRC!
Com a apresentação do DS3 Performance, a gama do modelo mais compacto da terceira marca do Grupo PSA fica completa com a versão mais potente e desportiva, precisamente no ano em que se prepara para se despedir do Mundial de Ralis onde tantos sucessos conseguiu… embora sob a marca Citroën.

Ainda no final do mês passado o DS3 brilhou ao mais alto nível nas estradas portuguesas, com Kris Meeke a controlar por completo o Rali de Portugal, conseguindo um magnífico triunfo bem à frente dos VW Polo WRC de quem se esperava o domínio. Mas na equipa Citroën parece viver-se um espírito novo, uma motivação em alta, não pela despedida deste modelo que tantos êxitos trouxe mas pelo trabalho que já está a ser desenvolvido na preparação da próxima temporada, com um novo carro.

Agora que o DS3 já não é um Citroën e que a DS não pretende participar no Mundial de Ralis, o futuro modelo é a nova geração do Citroën C3 que será apresentado publicamente em finais de Setembro, no salão de Paris, embora a sua revelação esteja marcada para o final deste mês. E há muito que a equipa Citroën está já a trabalhar na versão de ralis do novo C3, com um carro muitíssimo camuflado para que seja quase impossível antecipar as linhas do futuro utilitário da marca francesa. Embora se perceba que se trata de uma carroçaria de cinco portas…

Ainda para mais, os regulamentos técnicos do Mundial de Ralis de 2017 vão mudar, permitindo carros mais espectaculares, mais largos e com mais asas, com motores mais potentes e diferenciais electrónicos que os tornarão bastante mais rápidos. Por isso a necessidade dos testes de estrada intensos a que o futuro C3 WRC está a ser sujeito e que já passaram, inclusive, por estradas portuguesas, na zona de Tavira.

"Sente-se esta nova energia na equipa, com a chegada dos engenheiros que estiveram envolvidos no programa do WTCC e trazem muita experiência recolhida nos circuitos", contou Kris Meeke, o piloto que tem feito mais quilómetros com o carro de testes. E que se mostra optimista: "Já desenvolvi vários carros desde o início e este parece bem-nascido, pois desde o primeiro dia que comecei a acumular quilómetros e a explorar as suas afinações. E são fascinantes os avanços feitos em potência e aerodinâmica!".

Com a VW, a Hyundai e a Ford também a preparar novos carros e a Toyota a ultimar a sua entrada no Mundial com o Yaris WRC, a Citroën quer voltar a lutar pelo título mundial como fez, durante vários anos com o DS3. Mas, a partir de 2017, a "arma" será este C3 WRC já em testes aturados, sob uma pintura psicadélica para não lhe adivinharmos as formas…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.