Não é muito habitual um departamento de competição, mesmo que pertencente a um grande construtor, transformar-se ele próprio… numa linha de produção. Mas parece que é isso que está a suceder com a Audi Sport que acaba de anunciar a construção do 200.º Audi R8 LMS, ou seja, o carro com que vem competindo nos mais diversos campeonatos da categoria GT3 desde 2009.
Ponhamos as coisas em perspectiva: há construtores de superdesportivos para a estrada com volumes de produção mais pequenos… Não deixa de ser assinalável que um departamento de competição consiga atingir volumes de produção raramente vistos. E só possíveis pelos sucessos que o Audi R8 tem conseguido nas pistas mas, acima de tudo, pelo excelente serviço que a
marca montou para apoiar as equipas privadas que fazem correr este seu modelo.
Tendo sido construído 136 modelos da primeira geração do R8 LMS, o seu sucessor, lançado em 2015, vai já com 64 unidades entregues pela Audi, pelos quatro cantos do Mundo. A unidade número 200, por acaso, ficará "em casa", no Montaplast by Land-Motorsport, a equipa que lidera o campeonato ADAC GT Masters.
O Audi R8 LMS – também usado por Filipe Albuquerque para comandar, actualmente, o campeonato italiano de GT (o R8 negro com o n.º 8) – é construído em Neckarsulm, o centro da construção em alumínio da Audi, tal como o R8 de estrada. Com que, aliás, partilha 50% dos componentes, nomeadamente o motor V10 FSI. Mas produzir 200 carros de competição não deixa de ser um feito digno de registo!