Pesquisa
Desporto

Alpine A290 ainda mais feroz em modo Rallye

15:32 - 03-07-2025
 
Alpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo Rallye
Alpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo RallyeAlpine A290 ainda mais feroz em modo Rallye

A Alpine tem uma nova "prenda" para celebrar 70 anos de história: trata-se nada mais, nada menos do que o A290 Rallye, primeiro desportivo eléctrico de competição saído da Dream Garage da insígnia francesa.

Revelado esta quinta-feira na abertura do Rallye Rouergue Rodez Aveyron Occitanie, será confrontado com o cronómetro mais para o final do ano numa prova onde serão reunidas as equipas proprietárias dos primeiros exemplares.

Para receber os pilotos, será criado um ambiente tipicamente Alpine, com infra-estruturas próprias de carregamento eléctrico para "abastecer" a bateria de 54 kW, sendo depois utilizadas diferentes soluções de fornecimento de energia dependendo da localização.

O desenvolvimento da versão de competição do Alpine A290 atende aos requisitos técnicos para garantir a segurança da tripulação, incluindo uma barra de protecção soldada e baquets da Sabelt, homologados segundo os mais recentes regulamentos da FIA.

Os 160 kW (218 cv) e 300 Nm debitados pelo propulsor eléctrico são transmitidos ao eixo dianteiro com o apoio dum diferencial autoblocante ZF, enquanto a caixa de redução e a electrónica também foram reformuladas para tirar o maior partido do A290 Rallye.

A travagem é assegurada à frente por discos de 350 mm de diâmetro com pinças monobloco de seis êmbolos, e de 280 mm atrás com pinça de um êmbolo.

O sistema é controlado pelo ABS Alpine Racing, com a integração do travão de mão hidráulico a completar o desenvolvimento desta variante de competição.

Somam-se ainda as suspensões específicas equipadas com amortecedores ALP Racing Suspension e as jantes EVO Corse de 18 polegadas com pneus 'Pilot Sport A da Michelin.

E depois é a banda sonora que acompanha o "eléctrico" a entusiasmar o público, com a sonoridade a estar em íntima relação com a velocidade e a "carga" imprimida no pedal do acelerador.

O Alpine A290 Rallye apresenta-se a 10 de Julho no Festival de Velocidade de Goodwood, seguindo-se o Rallye Mont-Blanc Morzine a 4 de Setembro. Ainda sem preço definido para o nosso país, o Alpine A290 Rallye arranca em França nos 59.990 euros (+ IVA).

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.