Já se sabia que a cor predominante iria ser o laranja-papaia que caracterizou os McLaren nos primórdios da equipa fundada pelo piloto neozelandês Bruce McLaren. Afinal, não é bem a cor predominante mas sim… a única cor do Dallara DW12/Honda que Fernando Alonso irá tripular na sua primeira visita ao "templo" da velocidade, o "superspeedway" de Indianápolis, para a estreia nas 500 Milhas.
Alonso faz hoje a sua estreia na gigantesca oval de Indianápolis
O piloto espanhol vai hoje fazer a sua estreia na gigantesca oval de 2,5 milhas (cerca de 4 km), começando a longa aprendizagem de algo totalmente diferente daquilo que sempre fez em toda a sua carreira. Mas irá fazê-lo já no seu carro, o Dallara totalmente laranja, com o n.º 29 (o 14 de que Alonso gosta já estava "tomado"…) e com os patrocinadores que costumamos ver na carroçaria do seu McLaren de F1.
O programa do dia estava ainda dependente das condições meteorológicas, depois de uma noite particularmente fria. De início será Marco Andretti a fazer dez voltas no carro (o máximo que os regulamentos lhe permitem) para ver se tudo está a funcionar bem. A partir daí, será a vez do piloto espanhol se sentar no Dallara e… começar "às voltas".
Todos os "rookies" têm direito a um dia de testes numa oval antes da semana de treinos e têm de passar aquilo a que se chama o Rookie Orientation Practice, um autêntico exame que determinará se tem ou não condições para alinhar nas 500 Milhas. E, segundo o "team manager" da Andretti Autosport, a ideia é tentar que Alonso "despache" esse pró-forma já hoje. Este ano, esse teste passa por fazer 10 voltas entre 328 e 336 km/h, seguindo-se 15 voltas entre 336 e 345 km/h, terminando com 15 voltas acima dos 345 km/h.
Alonso fez ontem mais meio dia no simulador da Honda e hoje tentará aclimatar-se a rodar a velocidades a que só pontualmente atinge na F1 mas que, naquela pista, se conseguem atingir ainda com níveis de apoio aerodinâmico razoavelmente confortáveis. Porque as decisões da corrida acontecem já na casa dos 370 km/h!