A Peugeot vai voltar a atacar o próximo
Dakar, mas o vitorioso 2008 DKR cresceu para este ainda mais imponente 3008 DKR. A força do "marketing" e dos novos lançamentos comerciais é que manda e, agora que a marca francesa vai lançar o novo SUV, o desporto vem dar uma ajuda na sua carreira comercial, exibindo o 3008 num dos mais mediáticos palcos do Mundo do desporto automóvel, o Dakar!
O carro já passou por duras sessões de testes, em Espanha e em Marrocos, com as quatro duplas que voltarão a competir pela Peugeot no Dakar: Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret, Carlos Sainz/Lucas Cruz, Cyril Despres/David Castera e Sébastien Loeb/Daniel Elena tripularão os quatro 3008 DKR no Dakar 2017.
Na sua concepção global, estamos a falar do mesmo carro que venceu o último Dakar e, ainda há algumas semanas, a
Rota da Seda, embora com algumas evoluções mecânicas. Mas o centro de estilo da Peugeot concebeu uma nova carroçaria que, mantendo o ar de "monstro do deserto", vai buscar muitas referências ao
novo 3008 para conseguir manter alguns traços de união. A frente mantém alguns traços mais fiéis com o novo SUV que vai ser mostrado ao público no salão de Paris, o que também sucede na traseira, a nível das ópticas.
"Quando a Peugeot Sport nos contactou para desenhar o carro para o Dakar 2017 ficámos encantados por podermos imaginar uma interpretação sem limites do SUV 3008, algo verdadeiramente selvagem!", revelou Sébastien Criquet que liderou o "design" tanto do 3008 de série como do de competição.
Mas trata-se, obviamente, de uma "pele" sobre uma estrutura tubular de um protótipo como sempre foi. E que recebeu algumas evoluções técnicas par aperfeiçoar uma competitividade já suficientemente elevada para dominar a última edição da prova sul-americana. As áreas em que a Peugeot Sport mais trabalhou foram nas suspensões (amortecedores e geometria) para tornar o comportamento ainda mais eficaz, na refrigeração do motor e na manutenção do peso, apesar de reforços adicionais e de… um verdadeiro luxo para pilotos e navegadores: no 3008 DKR terão ar condicionado!
O director da Peugeot Sport, Bruno Famin, resumiu assim as alterações introduzidas:
"Neste Peugeot 3008 DKR procurámos melhorar todos os pontos que nos causaram algum problema, procurando continuar a desenvolver o potencial deste conceito, em particular ao nível das suspensões. Agora começamos, por fim, a capitalizar a nossa experiência, mas nunca se sabe o que uma prova como o Dakar nos pode reservar!".
Tal como o seu antecessor, o 3008 DKR continua a ser um duas rodas motrizes (tracção traseira) e, como tal, teve de adaptar o seu motor às novas regras da FIA que impõem, para os motores Diesel, um restritor na admissão de ar mais estreito (passa de 39 para 38 mm), a que equivale uma perda de 20 cv. Mas os engenheiros da Peugeot Sport esperam ter conseguido recuperá-los, bem como a facilidade de utilização do motor. Outra novidade será a estreia dos pneus All-Terrain T/AKDR2 da BF Goodrich, marca do universo Michelin.
Antes do Dakar, o Peugeot 3008 DKR fará o seu baptismo de competição já no início do próximo mês, com a participação no Rali de Marrocos (3 a 7 de Outubro). Aí, a marca francesa fará alinhar apenas um carro, tripulado por Carlos Sainz/Lucas Cruz, sendo acompanhados por Cyril Despres/David Castera na que será a última participação do antecessor 2008 DKR. Uma bela passagem de testemunho!
3008 DKR é o novo Peugeot para vencer o Dakar!