Mazda 3 CS
A imagem e a tecnologia são os dois pilares que sublinham a renovação profunda encetada pela Mazda nos últimos anos. É uma aposta tão evidente na marca de Hiroshima, que cada uma destas vertentes tem nome próprio: Kodo define a linguagem de estilo assumida pelos designers, enquanto a tecnologia é definida pelo conceito Skyactiv.
São referências transversais e complementares numa gama coerente, com propostas cada vez mais interessantes nos vários segmentos, que vão do compacto Mazda 2 ao familiar Mazda 6, sem esquecer o desportivo MX-5 e as apostas no campo dos SUV onde pontuam modelos como o CX-3 e CX-5. No campo dos familiares o Mazda 6 é uma referência, mas o Mazda 3 afirma-se como uma proposta "à medida" do mercado nacional.
ELEGANTE E FUNCIONAL
O Mazda 3, e sobretudo o novo CS de quatro portas, reúnem todas as características que vêm fazendo parte do sucesso da marca japonesa. Com 4,59 metros de comprimento (mais 12 centímetros do que a versão de cinco portas), tem uma das carroçarias mais volumosas do seu segmento.
A imagem tem tudo a ver com o estilo Kodo, vincado pela volumosa grelha frontal e pela fluidez das linhas que contribuem para a eficácia aerodinâmica, o que paga dividendos no campo das performances, mas também ao nível da redução de consumos, sem condicionar a elegância de uma forma com um estilo dinâmico.
CONFORTO E ESPAÇO
O habitáculo do Mazda 3 tem um aspecto sólido, marcado pela qualidade de construção e dos materiais utilizados. O desenho dos bancos contribui para o conforto, bem como para a insonorização de um habitáculo onde os 2,7 metros de distância entre eixos garantem o espaçoso exigível a um automóvel de carácter familiar. Uma bagageira com 419 litros (mais 55 litros no que na versão de cinco portas) são também um argumento.
Propostos de série ou opcionais, de acordo com os níveis de equipamento, surgem sistemas como o "cruise-control activo; a travagem de emergência, que pode travar de forma autónoma a velocidades até 30 km/h; e um alerta de ultrapassagem da faixa de rodagem, o "Lane Departure Warning".
MOTORES SKYACTIV
O Mazda 3 CS conta com os modernos motores da família Skyactiv, numa proposta que passa pela opção do novo 1.5 Diesel de 105 cv e 270 Nm/1600 de binário.
Este novo bloco, extremamente eficiente e ecológico, proporciona uma economia de combustível e desempenho de alto nível. O motor dispõe de uma gama de combustão pobre homogénea expandida, uma resistência mecânica ainda mais reduzida e uma nova tecnologia de isolamento que compensa o aumento da perda de arrefecimento associada a um motor mais pequeno.
ÁGIL E SEGURO
A rigidez estrutural da estrutura monobloco que integra a carroçaria e o chassis, aliada a uma suspensão que garante o conforto sem condicionar a estabilidade direccional, vincam o dinamismo do Mazda 3 CS. É certo que não se trata de um desportivo, mas é um automóvel agradável de guiar, sobretudo em estradas secundárias, com constantes alterações dos eixos de apoio, onde o comportamento dinâmico contribui para a segurança passiva.
PREÇO QUALIDADE
A relação preço/qualidade é um dos grandes atributos dos novos modelos da Mazda. E, se isso é verdade para todos os modelos do catálogo da marca de Hiroshima, ainda é mais evidente quando olhamos para o Mazda 3 CS 1.5 Skyactiv D, tanto mais que há propostas de financiamento muito atractivas: quem opte por um sistema de "renting" pode garantir um destes modelos com uma mensalidade de 349 euros por mês, um valor que inclui seguro e manutenção.
Saiba mais em www.mazda.pt
Mazda no Facebook: https://www.facebook.com/MazdaPortugal/