Pesquisa
Já pode usar o sistema Android Auto mesmo sem ter carro!
17:15 - 08-11-2016
4
Já pode usar o sistema Android Auto mesmo sem ter carro!
Apesar do enorme salto tecnológico que os terminais multimédia dos automóveis têm sofrido nos últimos anos, existem estudos que confirmam que a maioria das pessoas continua descontente com os sistemas GPS dos seus veículos, sendo que muitas delas preferem recorrer às aplicações de navegação dos seus smartphones.

As principais causas para esta preferência prendem-se com o facto dos sistemas de GPS integrados dos veículos continuarem a ser bastante mais complicados de operar e sobretudo mais lentos. Em contrapartida, configurar um determinado trajecto no smartphone demora poucos segundos e é bastante mais simples.

Porém, o "fosso" entre estas duas soluções tem vindo a ficar cada vez menor, muito por culpa de sistemas como o Android Auto e o Apple CarPlay, que permitem "espelhar" aquilo que está a ver no telemóvel para o sistema multimédia do seu veículo. Contudo, existe um enorme "contra" para este sistema. É que continuam a existir milhões de veículos (mais antigos) que não suportam este tipo de integração ou não estão sequer equipados com um ecrã, deixando os seus utilizadores "fora" desta equação.

Mas esses dias vão acabar. É que a Google acaba de lançar uma nova actualização para o seu serviço Android Auto que permite que os utilizadores usem a aplicação exclusivamente no smartphone, e tudo o que precisa é de um telemóvel capaz de "correr" o sistema operativo Android 5.0 ou superior.

Isto fará com que os utilizadores possam aproveitar todas as funcionalidades do sistema Android Auto sem precisar de ter um automóvel equipado com ecrã, ou se quisermos ser mais radicais, nem precisam de ter um carro para o usar. Além do sistema de navegação Google Maps, poderá usufruir de aplicações como Spotify ou Google Play Music enquanto conduz e de comandos por voz, uma funcionalidade bastante útil para que não perca o "foco" da estrada.

A Google explicou ainda que esta nova actualização permite que a aplicação "arranque" de forma automática assim que detectar e emparelhar com o Bluetooth do automóvel.
Faltam 300 caracteres
Não seria fantástico ter um aviso no painel de instrumentos que o alertasse para a existência de um buraco na estrada um pouco à sua frente?!
Cada vez se fala mais na condução autónoma, mas muitas vezes de uma forma mais do que indevida, apesar de haver normas técnicas e fronteiras claras que definem até onde chegam os "auxiliares de condução" e onde começam os sistemas autónomos.
A nova chave da Volvo tem vários truques na manga… Saiba quais são!
A Volvo acaba de desenvolver dois novos sistemas de segurança que usam a conectividade para fazer uma comunicação em rede com outros veículos.
Sobre Aquela Máquina
“Aquela Máquina” é um projecto transversal, que interessa a quem se interessa por automóveis. Tudo começou há mais de três anos com o nascimento da CMTV, antes de crescer para as páginas do suplemento Sport do Correio da Manhã. Mas como “parar é morrer”, queremos ir ainda mais longe e aqui estamos no Mundo Digital...

Estatuto Editorial - Lei da Transparência
Ficha Técnica
A mensagem Nónio
subscrever newsletter
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.