Pesquisa
Audi revela sistema de suspensão que armazena energia
15:58 - 12-08-2016
16
Audi revela sistema de suspensão que armazena energia
A Audi revelou que está a trabalhar numa tecnologia que poderá vir a substituir os amortecedores tradicionais utilizados nos dias de hoje. Trata-se de um sistema de suspensão que usa motores horizontais e que permite armazenar a energia gerada pela circulação do automóvel na estrada.

Com este sistema, denominado eROT (electromechanical rotary damper), será possível aproveitar a energia gerada sempre que se passa por um buraco ou quando se circula em estradas com pavimento em pior estado, energia esta que de outra forma seria perdida. Segundo a marca germânica, os braços da suspensão estarão ligados aos amortecedores rotativos que quando absorvem o movimento da roda são capazes de o transmitir, através de um conjunto de engrenagens, para um motor montado no eixo traseiro, que por sua vez será capaz de transformar este movimento em energia eléctrica que será usada para alimentar outras funções do automóvel, tais como o sistema de ar condicionado, traduzindo-se assim na poupança de consumo de combustível.

"Cada buraco, cada solavanco, cada curva induz energia cinética no automóvel. Os amortecedores atuais absorvem toda esta energia, que é perdida na forma de calor. Com os amortecedores electromecânicos rotativos no sistema eléctrico de 48 Volt vamos poder utilizar toda essa energia", afirmou Stefan Knirsch, engenheiro da Audi para o desenvolvimento técnico.

A Audi reivindica que durante os testes realizados conseguiu recuperar entre 3 a 613 watts de energia, dependendo do tipo e das condições do pavimento onde circulou. Contudo, a marca de Ingolstadt estima que a capacidade de recuperação média de energia ande "entre 100 e 150 watts". Em condições normais, o sistema de 48 Volt deverá permitir uma poupança de cerca de 0,7 litros por cada 100 quilómetros. Ainda assim, a poupança no consumo de combustível não foi a única vantagem que os testes revelaram. Também se registou uma diminuição das emissões de cerca de 3 gramas de CO2 por quilómetro.

Além de ser 10 kg mais leve que os sistemas de amortecedores hidráulicos convencionais, a Audi garante que os amortecedores electromecânicos rotativos também se vão fazer sentir no conforto dos passageiros e na condução, já que este sistema permite um sem fim de afinações da suspensão.

A fabricante germânica classificou os primeiros testes como "prometedores". Ainda assim, o sistema vai continuar a ser testado e desenvolvido, sendo que se estima que a sua estreia em veículos de produção possa acontecer já em 2017.
Faltam 300 caracteres
Não seria fantástico ter um aviso no painel de instrumentos que o alertasse para a existência de um buraco na estrada um pouco à sua frente?!
Cada vez se fala mais na condução autónoma, mas muitas vezes de uma forma mais do que indevida, apesar de haver normas técnicas e fronteiras claras que definem até onde chegam os "auxiliares de condução" e onde começam os sistemas autónomos.
A nova chave da Volvo tem vários truques na manga… Saiba quais são!
A Volvo acaba de desenvolver dois novos sistemas de segurança que usam a conectividade para fazer uma comunicação em rede com outros veículos.
Sobre Aquela Máquina
“Aquela Máquina” é um projecto transversal, que interessa a quem se interessa por automóveis. Tudo começou há mais de três anos com o nascimento da CMTV, antes de crescer para as páginas do suplemento Sport do Correio da Manhã. Mas como “parar é morrer”, queremos ir ainda mais longe e aqui estamos no Mundo Digital...

Estatuto Editorial - Lei da Transparência
Ficha Técnica
A mensagem Nónio
subscrever newsletter
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.