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Novas normas contra poluição dos automóveis aprovadas pelo PE

14:43 - 14-03-2024
 
Novas normas contra poluição dos automóveis aprovadas pelo PE

Já foram aprovadas pelo Parlamento Europeu (PE) as novas regras da União Europeia sobre a homologação e fiscalização do mercado de veículos a motor térmico.

A norma Euro 7 aprovada esta quarta-feira actualiza os limites para as emissões de gases de escape.

O acordo alcançado com o Conselho Europeu foi votado com 297 votos a favor, 190 contra e 37 abstenções dos eurodeputados.

Todavia, o regulamento carece ainda da aprovação da Comissão Europeia para entrar em vigor.

O texto actualiza os limites para as emissões de gases de escape, como os óxidos de azoto, partículas, monóxido de carbono e amoníaco.

E há mais novidades…

Novas são as medidas acrescentadas para reduzir as emissões dos pneus e dos travões.

"Pela primeira vez, as normas da União Europeia vão incluir limites de emissão de partículas dos travões para automóveis de passageiros e comerciais ligeiros", refere o comunicado do PE.

Incluídos estão igualmente "requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias em automóveis eléctricos e híbridos".

Será também criado um passaporte ambiental, com dados sobre o desempenho dos veículos no momento da matrícula.

Esse documento incluirá o nível dos limites de emissão de poluentes, emissões de dióxido de carbono, consumo de combustível e energia eléctrica, autonomia eléctrica, potência do motor e durabilidade das baterias.

A informação será também actualizada pelos sistemas e monitores a bordo do veículo.

"Queremos garantir a acessibilidade dos preços dos automóveis novos de menor dimensão com motores de combustão interna para os clientes domésticos", assume o eurodeputado Alexandr Vondra no comunicado.

O também relator do documento explica também o objectivo de "permitir que a indústria automóvel se prepare para a transformação esperada do sector".

Norma aquém do esperado

Recorde-se que, em Novembro de 2022, a Comissão Europeia apresentou uma proposta para reduzir a poluição atmosférica dos automóveis novos vendidos na EU.

Em causa está o cumprimento do ideal de poluição zero presente no Pacto Ecológico Europeu.

Ao mesmo tempo, a proposta também quis assegurar a acessibilidade dos preços dos veículos e a promoção da sua competitividade na Europa.

A actualização agora aprovada já tinha sido criticada pela organização ambientalista europeia Transportes e Ambiente.

Bruxelas foi acusada de "branquear" os carros poluentes e considerou que a norma não aumenta a protecção contra a poluição atmosférica de forma significativa em relação à anterior norma Euro 6.

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