Pesquisa
Tome Nota

Noruega lança cargueiro eléctrico autónomo em 2018

12:42 - 25-07-2017
  10
Noruega lança cargueiro eléctrico autónomo em 2018Noruega lança cargueiro eléctrico autónomo em 2018Noruega lança cargueiro eléctrico autónomo em 2018Noruega lança cargueiro eléctrico autónomo em 2018
Noruega lança cargueiro eléctrico autónomo em 2018Noruega lança cargueiro eléctrico autónomo em 2018Noruega lança cargueiro eléctrico autónomo em 2018Noruega lança cargueiro eléctrico autónomo em 2018

Chama-se Yara Birkeland e é o primeiro cargueiro eléctrico autónomo. Nasceu na Noruega e tem capacidade para um total de 100 contentores. O navio utiliza GPS, radares e câmaras para navegar pelo mar sem qualquer tipo de controlo humano. O lançamento está previsto para 2018 e já deverá fazer as suas primeiras viagens sem tripulação a partir de 2020.

O preço de um transporte deste tipo ronda os 25 milhões de dólares, que é três vezes mais elevado que um cargueiro normal com a mesma capacidade, mas os investidores acreditam que o preço continua a ser atractivo dada a enorme poupança em combustível e em trabalhadores, que pode chegar aos 90%.

"O Yara Birkland vai operar como um navio tripulado, mudando depois para uma operação remota em 2019 e espera-se que seja capaz de funcionar de forma totalmente autónoma a partir de 2020", declarou a empresa.

O plano para o próximo ano é colocar Yara Birkeland a transportar cargas de fertilizantes até ao porto de Larvik, a cerca de 60 quilómetros do ponto inicial. "Talvez possamos levar o nosso fertilizante até ao Brasil", afirmou o director de produção do navio, Petter Osbo. "Mesmo que digam que as alterações climáticas não são uma realidade, esta é uma verdade comercial, uma vez que as fontes de energias renováveis são mais baratas que os combustíveis fósseis", acrescentou.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.