Pesquisa
Tome Nota
Centro de Hamburgo vedado a motores diesel
12:26 - 30-05-2018
 
Centro de Hamburgo vedado a motores diesel

A cidade alemã de Hamburgo proibiu a circulação de veículos com motores diesel (não Euro6) no centro urbano. A decisão entra em vigor amanhã, dia 31 de Maio, sendo a primeira medida radical na "guerra aos diesel" assumida pelas autoridades de várias cidades europeias.

Algumas cidades impuseram limitações de circulação temporárias e maiores ou menores restrições, mas ninguém tinha ido tão longe. Na Alemanha há um lobby que tem lutado contra este tipo de decisões, mas o tribunal federal de Leipzig deu razão às jurisdições regionais, permitindo às cidade de Estugarda e Dusseldorf imporem fortes limitações à circulação de motores diesel. Mas acabou por ser Hamburgo a assumir a primazia neste tipo de decisões.

A sinalização tem vindo a ser colocada e cria uma zona vedada a qualquer motor que não cumpram as normas Euro6 num percurso de 1.600 metros e noutro de 589 metros. Pode parecer um espaço reduzido numa grande cidade, mas a medida tem de ser vista como uma revolução e irá ser replicada noutras localidades.

Isto quer dizer que todos os veículos produzidos antes de Setembro de 2015 ou homologados em Setembro de 2014 ficam fora do centro de Hamburgo. Analistas apontam para 8 em cada 10 carros diesel que circulam actualmente na Alemanha.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.