Pesquisa
Tome Nota

Bosch ensina veículos a aprender e tomar decisões

18:05 - 22-03-2017
  8
Bosch ensina veículos a aprender e tomar decisões

A Bosch está a criar o "cérebro" para os veículos de condução autónoma do futuro. A empresa apresentou um computador de bordo para veículos autónomos na conferência internacional Bosch ConnectedWorld 2017, em Berlim.

Com a inteligência artificial (IA), o computador pode aplicar métodos de aprendizagem e espera-se que possa guiar veículos autónomos através de situações de trânsito complexas ou situações novas para o veículo. "Estamos a ensinar o automóvel como agir por conta própria no trânsito. A condução autónoma torna as estradas mais seguras, e a inteligência artificial é a chave para que isso aconteça. Estamos a tornar os automóveis inteligentes", disse Volkmar Denner, CEO da Bosch.

O computador de bordo com IA da Bosch consegue reconhecer peões e ciclistas. Um carro autónomo com IA consegue reconhecer e avaliar situações de tráfego mais complexas, como perceber quando um veículo em sentido contrário muda de direção e desta forma canalizar esta situação para a sua própria condução. O computador armazena o que aprende enquanto conduz em redes neurais artificiais e, posteriormente, os especialistas revêem a exactidão deste conhecimento em laboratório.

Para construir o núcleo do computador de bordo, a Bosch vai colaborar com a empresa tecnológica norte-americana Nvidia, que vai fornecer um chip que armazena algoritmos gerados com métodos de aprendizagem mecânicos. Espera-se que o computador de bordo com IA entre em produção, no máximo, até ao início da próxima década.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.