Pesquisa
Tome Nota
Avô do Mercedes Classe E faz 50 anos
16:37 - 09-01-2018
  22
Avô do Mercedes Classe E faz 50 anosAvô do Mercedes Classe E faz 50 anosAvô do Mercedes Classe E faz 50 anosAvô do Mercedes Classe E faz 50 anosAvô do Mercedes Classe E faz 50 anos
Avô do Mercedes Classe E faz 50 anosAvô do Mercedes Classe E faz 50 anosAvô do Mercedes Classe E faz 50 anosAvô do Mercedes Classe E faz 50 anosAvô do Mercedes Classe E faz 50 anos

A Mercedes apresentou um novo modelo para o segmento médio-alto no dia 9 de Janeiro de 1968, disponível em duas versões: W115, com motores de quatro e cinco cilindros e W114 com um bloco de seis cilindros. Estas propostas podem ser vistas como antecessoras da actual Classe E, afirmando-se pela originalidade da forma, requinte e luxo, num período marcado pela contestação da juventude europeia, com destaque para o movimento que abalou Paris em Maio de 1968.

No exterior as duas propostas eram semelhantes na imagem e nas dimensões, mas havia diferenças na forma da grelha dianteira e dos pára-choques. A oferta diesel passava pelos 200D e 22D e a gasolina pelos 200, 220, 230 e 250.

Este Mercedes veio a ficar conhecido como "Stroke/8". Foi um sucesso e logrou ultrapassar um milhão de unidades vendidas, um marco histórico para a marca alemã. A par dos modelos de três volumes e quatro portas, a família incluiu ainda uma carroçarias coupés e cabriolets e versões de chassis longo para altos dignatários.

Com os W114/W115 a Mercedes logrou criar um novo espaço no mercado, uma ponte entre as versões de acesso à marca e os modelos mais requintados e exclusivos. Foi esta opção que abriu caminho para um segmento onde hoje pontua o Classe E, um modelo a meio caminho entre o Classe C e o mais exclusivo Classe S. Tudo isto aconteceu há 50 anos…

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.