Pesquisa
pub
Super Carros
Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
10:44 - 19-06-2017
  36
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 1 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 2 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 3 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 4 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 5 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 6 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 7 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 8 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 9 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 10 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 11 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 12 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 13 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 14 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 15 de 16
  • Números do Porsche 911 GT2 RS passam as expectativas!
    foto 16 de 16
Fez furor a primeira aparição pública do agressivo Porsche 911 GT2 RS, aquele que será o mais "brutal" dos 911 jamais construídos! Mas as imagens da sua apresentação – verificada não numa acção da Porsche mas no lançamento do vídeo-jogo "Forza Motorsport 7" – deixaram muita água na boca porque… foram só isso, sem números concretos à mistura, deixando muito espaço à especulação. Pois bem, a especulação ficou… aquém da "monstruosa" realidade que será o 911 GT2 RS!

Os detalhes da mecânica da variante mais radical de sempre do imortal modelo desportivo da Porsche começaram a emergir e são quase… assustadoras! De início dizia-se que o motor 3.8 biturbo de seis cilindros opostos – já usado nos 911 Turbo (540 cv), Turbo S (560 cv) e na série especial Turbo S Exclusive Series (606 cv) – iria ter 640 cv mas a Porsche surpreendeu as expectativas mais ousadas: o motor do GT2 RS terá 700 cv, mantendo o binário de 750 Nm!

Com o limitador colocado nas 7200 rpm, o mais radical dos 911 de estrada acelerará até aos 100 km/h em 2,9 s, ou até aos 200 km/h em menos de 9 s, atingindo os 341 km/h. Não é uma evolução gigantesca face ao anunciado pelo Turbo S Exclusive Series… Mas o que este 911 GT2 RS oferece é uma experiência de condução muito mais radical e maior eficiência para quem o deseja usar em "track days", explorando as suas capacidades em pista.

Onde a Porsche fez um grande trabalho foi do lado da redução do peso e da aerodinâmica. Conseguiu que este GT2 RS se ficasse pelos 1500 kg, com recurso a diversos componentes em fibra de carbono. E os mais radicais poderão até baixar aquele número, dispensando o rádio, ar condicionado e sistema de navegação!

O peso tem uma distribuição de 39% sobre o eixo dianteiro e 61% sobre o traseiro, o que pode parecer potencialmente complexo para um bom comportamento dinâmico. Mas não esqueçamos que este GT2 RS tem apenas tracção traseira – em vez da tracção integral dos Turbo – mas conta com o eixo posterior direccional, vectorização de binário (distribui a força do motor entre as rodas traseiras em função da aderência) e diferencial autoblocante. Ajudas importantes no aumento da eficácia e prazer de condução embora claramente viradas… para quem saiba o que está a fazer!

Quanto à aerodinâmica, a frente não se destaca apenas pelas gigantescas entradas de ar, mas também pelo «spoiler» que mantém a dianteira bem agarrada ao chão a velocidades mais elevadas. Às mesmas velocidades a que a enorme asa traseira consegue exercer uma carga descendente de 349 kg, colando bem este Porsche ao asfalto.

Para isso contribuem ainda as molas e amortecedores especiais e muito mais rígidos, quase ao nível dos utilizados na Porsche Supercup, e os pneus exclusivos desenvolvidos pela Michelin e Dunlop, nas medidas 265/35 em jantes de 20 polegadas na frente e 325/30 em jantes de 21 polegadas atrás. Pneus homologados para a estrada mas muito mais virados para as pistas, pelo que só convém utilizá-los com o piso bem seco…

O 911 GT2 RS deverá ser uma das estrelas da Porsche no salão de Frankfurt, em Setembro, devendo chegar ao mercado ainda durante este ano.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
PUB
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres