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Hiper AMG vai ser real com a tecnologia do Mercedes F1!

09:31 - 01-10-2016
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Hiper AMG vai ser real com a tecnologia do Mercedes F1!Aston Martin AM-RB 001Ferrari LaFerrariMcLaren P1Porsche 918 Spyder
Hiper AMG vai ser real com a tecnologia do Mercedes F1!Aston Martin AM-RB 001Ferrari LaFerrariMcLaren P1Porsche 918 Spyder
A Mercedes confirmou o rumor que já corria há algum tempo: o 50.º aniversário da AMG não passará sem uma comemoração à altura com o lançamento de um modelo que já foi designado por um… hiperdesportivo e que terá uma mecânica semelhante à utilizada pelos monolugares campeões do Mundo de Fórmula 1. A barreira dos mil cavalos é um dos objectivos a atingir!

A confirmação veio por intermédio de um anúncio público do responsável pelo desenvolvimento de produtos da Daimler, Thomas Weber, acompanhado pela exibição de um esboço, num rápido traço, do que será um dos mais rápidos automóveis de produção do Mundo! E que será feito para rivalizar, antes de mais, com o Aston Martin AM-RB 001 (o "híper" de 1000 cv feito em colaboração com a Red Bull - imagem ao lado), mas também com outros hiperdesportivos híbridos como o Ferrari LaFerrari (963 cv), o McLaren P1 (916 cv) ou o Porsche 918 Spyder (887 cv).

Já designado por AMG R50 (nome não oficial), foi assim descrito por Thomas Weber: "Vamos criar um híbrido da AMG utilizando a tecnologia da unidade motriz do nosso Fórmula 1, com um conjunto de empresas do calibre da AMG para criar o mais eficiente e, ao mesmo tempo, o mais ‘performante’ e mais espectacular AMG de todos os tempos. Alguns até lhe chamarão um hipercarro!".

Não são conhecidos quaisquer detalhes técnicos sobre este carro, nem a data em que será apresentado, embora seja esperado para dentro de um ano, no salão de Frankfurt de 2017. Mas sabe-se que será uma colaboração estreita entre os gabinetes de engenharia da AMG em Affalterbach (Alemanha) e a fábrica de motores de F1 em Brixworth (Inglaterra).

Não significa isto que o carro, que terá uma monocoque construída em fibra de carbono, receba precisamente o mesmo grupo propulsor do Fórmula 1 que tem dominado o Mundial. Apenas que o conceito de motorização híbrida será muito semelhante e que os fins a atingir (leia-se os mil cavalos de potência) serão os mesmos.

A unidade motriz da F1 tem no seu coração um V6 de 1,6 litros com um turbo que, segundo os últimos cálculos, deverá rondar os 800 cv de potência máxima! É natural que, por uma questão de fiabilidade mecânica, o "híper AMG" receba um V6 de maior capacidade, constando ainda que poderá ter dois motores eléctricos nas rodas dianteiras, de forma a ter tracção integral, para melhor comportamento dinâmico.

Outro rumor que andou no ar por alturas deste anúncio oficial foi que este carro teria um objectivo muitíssimo ambicioso para um carro de estrada: com a construção em fibra de carbono, ter um peso tão leve que a relação peso/potência ficasse abaixo da mítica fasquia do 1 kg/cv! Um carro extremo certamente para bolsas… híper recheadas!

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