Não é todos os dias que chega a leilão um raro Testarossa Pininfarina Spider 'Special Production' para soltar os cordões à bolsa de ferraristas endinheirados.
E, no entanto, foi esta peça de arte que a RM Sotheby’s leiloou no último sábado por um valor milionário.
O Ferrari Testarossa foi um dos super desportivos mais marcantes que atravessou os anos 80 e 90.
A sua popularidade atingiu um tal nível que a variante descapotável foi a estrela do clássico jogo de vídeo Out Run da Sega.
E, no entanto, a cavallino rampante apenas criou um exemplar sem capota para Giovanni "Gianni" Agnelli, presidente da Fiat entre 1966 e 1996.
Todos os outros exemplares existentes foram montados fora da Ferrari, com o Testarossa Pininfarina Spider ‘Special Production’ a ser um dos mais desejáveis.
Segundo a RM Sotheby’s, o sultão do Brunei encomendou à Pininfarina sete Testarossa Spider devidamente personalizados.
Em paralelo, a montadora criou mais uns quantos descapotáveis para outros clientes, de que este exemplar a leilão é um dos exemplos.
O bloco V12 de 4.9 litros debita 390 cv e 490 Nm, passados às rodas traseiras com diferencial autoblocante através de uma caixa manual de cinco relações.
Com uma velocidade máxima de 290 km/hora, cumpre em 5,8 segundos os zero aos 100 km/hora.
O super desportivo nunca foi matriculado e regista apenas 413 quilómetros no hodómetro, o que é incrível para um carro com mais de 30 anos.
Antes de ir a leilão foi alvo de um profundo restauro nas instalações da Pininfarina.
A carroçaria foi repintada na cor original, e o interior e a capota foram devidamente reparados.
Na Carrozzeria Zanasi foi feita uma revisão mecânica completa que incluiu a substituição da embraiagem e da bomba de combustível.
O investimento superior a 177 mil euros valeu bem a pena porque no sábado este Ferrari Testarossa Pininfarina Spider ‘Special Production’ foi leiloado por 1,7 milhões de euros.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?