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A "bomba" que quer desfazer o recorde do Porsche 918 Spyder

12:22 - 20-02-2017
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A fasquia dificilmente podia ser colocada mais alta: a Scuderia Cameron Glickenhaus vai apresentar, no salão de Genebra, o seu primeiro automóvel de produção para estrada, o SCG003S. Com a promessa de ser o mais rápido modelo de produção na pista do Nürburgring, batendo o tempo estabelecido pelo Porsche 918 Spyder por esmagadores… 27 segundos!

Mas, primeiro, o que é a Scuderia Cameron Glickenhaus que aparece tão… "cheia de peito"?! O seu proprietário é o milionário norte-americano James Glickenhaus que, em 2006, pegou num Ferrari Enzo e entregou-o à Pininfarina para, a partir daí, lhe fazer um automóvel totalmente personalizado, único, a recordar o Ferrari 330 P4, dos anos 60. Assim nasceu o Ferrari P4/5 by Pininfarina, modelo único no Mundo. Mais tarde, Glickenhaus haveria de fazer um P4/5 Competizione para participar em corridas, mas sobre a base de um 430 de GT2, formando então a Scuderia Cameron Glickenhaus.

Esta equipa acabaria por construir o seu próprio carro, o SCG003C, para participar em provas como as 24 Horas do Nürburgring. Agora, o carro de estrada será o SCG003S e… será mais rápido que o de pistas, por não estar limitado por quaisquer regulamentos! Começando logo pelo motor V8 biturbo de 4,4 litros, com mais de 800 cv e 850 Nm, a permitir-lhe chegar aos 100 km/h em menos de 3 s e atingir uma velocidade máxima de 350 km/h.

Em termos aerodinâmicos, a asa traseira foi alterada em relação ao modelo de competição para não perturbar tanto a velocidade máxima. No entanto, ainda consegue proporcionar uma carga vertical de 700 kg a 250 km/h, conseguindo curvar a velocidades suficientes para sujeitar os seus ocupantes a forças de 2 G! Chassis e carroçaria são inteiramente feitos em fibra de carbono e construídos manualmente em Itália, na Manifattura Automobili Torino.

É com todo este potencial que o SCG003S quer ir ao Nürburgring "desfazer" o recorde do Porsche 918 Spyder, com a marca de 6m30s como objectivo. Ou seja, 27 s abaixo do tempo feito pelo Porsche e apenas 20 s acima do recorde de todos os tempos do "Inferno Verde", estabelecido pelo malogrado Stefan Bellof, em 1983, ainda no tempo dos míticos Porsche 956 do Mundial de Sport-Protótipos (6m11s). Recorde-se que, para o tempo ser homologado, terá de ser obtido com pneus de estrada.

Este é, obviamente, um carro totalmente virado para a "performance", um carro de competição adaptado à estrada. Mas não deixa de estar pensado para dois ocupantes e com um habitáculo com preocupações ergonómicas, mesmo se o acesso não será dos mais fáceis, com aquelas portas a abrirem como nos protótipos de Le Mans… Mas tem ar condicionado, fecho centralizado, faróis de nevoeiro e… três ecrãs centrais, dois dos quais servem de retrovisores, com imagens projectadas por câmaras.

Para tornar a condução possível no dia-a-dia, há até a hipótese de elevar a frente do carro a velocidades até aos 48 km/h (30 milhas por hora), para evitar as "rugosidades" das estradas mais estreitas ou das vias urbanas. O SCG003S vai ser mostrado na sua versão final em Genebra e irá atrair, certamente, muito interesse e alguns compradores, dispostos a investir alguns milhões de dólares. Só não foram divulgados ainda quantos…
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