Pesquisa
pub
Segurança
A importância da travagem de emergência
09:09 - 23-05-2016
  15
Travagem de emergência
Travagem urbana
Reconhecimento de peões
Reconhecimento de peões

Travagem de emergência (AEB)


Os acidentes mais comuns na cidade e na estrada são motivados por lapsos de concentração e é aqui que assume grande importância o sistema de travagem de emergência (AEB).
Hoje em dia, os sistemas de reconhecimento da sinalização permitem ir mais além e, associados aos sistemas de radar, laser ou ultra-sons, cada um por si ou todos em conjunto, permitem monitorizar tudo o que se passa à frente dos veículos, para fazer actuar a travagem de emergência, como acontece na última geração do Mercedes Classe E.
Travagem urbana




No meio do trânsito

Este tipo de situação também é comum no meio do pára-arranca das ruas das cidades e nas vias rápidas. Um condutor distraído pode ser surpreendido pela paragem repentina dos veículos que seguem à sua frente. 
Nestes casos o sistema começa com um alerta visual, geralmente no painel de instrumentos, segue-se um alerta sonoro e, se mesmo assim o condutor não reagir, os sistemas mais avançados que surgem no mercado, como acontece com a última geração do Mercedes Classe E, faz actuar de forma autónoma o sistema de travagem. Pode não evitar o acidente, mas garantidamente reduz as suas consequências...
Travagem de emergência


Na estrada há situações
 que podem apanhar desprevenido o condutor mais cauteloso. Numa longa viagem, sobretudo a um ritmo calmo, quando tudo parece estar sob controlo, há tendência para baixar a guarda e quem nunca foi surpreendido num cruzamento com um veículo que parece ter surgido do nada?
Como a electrónica não dorme, mesmo nestes casos os modernos sistemas de segurança activa permitem que o veículo reaja de forma autónoma, antecipando-se à reacção do condutor. É certo que alguns destes sistemas são opcionais e custam dinheiro, mas uma coisa é certa – valem tudo o que custam, porque mais vale prevenir do que remediar...
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
PUB
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres