Pesquisa
Preços automóveis novos
O habitáculo do futuro da Panasonic terá uma mesa interactiva
Os fabricantes automóveis estão a dedicar cada vez mais tempo (e dinheiro!) ao interior dos veículos e, sobretudo, a tentar imaginar como vai ser o habitáculo do futuro. E para isso basta ver as apresentações da BMW e a Bosch na CES, em Las Vegas.

E agora foi a vez da Panasonic nos mostrar a sua visão para o futuro das viagens de automóvel. E tal como tinha acontecido com a BMW e a Bosch (e muitos outros que passaram pelo CES), também a Panasonic admite que dentro de poucos anos os nossos automóveis vão assumir a tarefa de conduzir.

O habitáculo do futuro da Panasonic terá uma mesa interactiva


A visão da Panasonic apresenta um "cockpit" desenhado em torno dos vários elementos da família, sendo que o centro de todo este "Autonomous Cabin Concept" são as mesas interactivas a que a marca japonesa chama "Connected Interactive Tables". Cada ocupante terá direito a um destes ecrãs com resolução de 4K, que podem ser ajustados de acordo com as necessidades de cada um e combinados para criar um ecrã "gigante" interactivo no centro do habitáculo.

Uma das funcionalidades que estas mesas interactivas permitem são jogos de tabuleiros digitais que podem ser jogados pelos vários elementos da família em simultâneo. Mas não pense que os "truques" desta mesa interactiva terminam aqui. Este "display" é capaz de identificar alguns objectos "inteligentes" e alterar o seu funcionamento em função deles. Por exemplo, se "pousar" o chamado "anel mágico" em cima da mesa (ver vídeo), ele "abre" um conjunto de funcionalidades que permite aos ocupantes controlar a temperatura do habitáculo, a intensidade da luz ou até mesmo escolher um filme. E acredite, este habitáculo é perfeito para uma jornada de cinema... é que além da qualidade de imagem, cada ocupante tem um sistema de som integrado no supote de cabeça do seu banco.

Outro dos "trunfos" deste habitáculo do futuro é o facto de ter janelas de realidade aumentada que reagem ao ambiente. Isto, combinado com o sistema de navegação do veículo, permite aos ocupantes ver as paisagens exteriores combinadas com informações relativas às mesmas (imagem ao lado).

E se os painéis que cobrem o interior parecem ser feitos de madeira, também eles escondem alguns truques. Trata-se de um tipo de plástico especial usado pela Panasonic que permite mostrar informações aos ocupantes e ser controlado pelo "toque".

Por esta altura deve estar a pensar que esta tecnologia ainda está muito longe de existir e que para já só continuará a ser vista em… Hollywood. Porém, e apesar de não adiantar nenhuma data, a Panasonic admitiu que grande parte da tecnologia que vemos neste vídeo já está "numa fase avançada".
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
PUB
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres