Pesquisa
Salões

iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!

10:51 - 26-04-2018
  29
iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!
iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!
iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!

Foi a maior novidade que a BMW levou para mostrar no salão automóvel de Pequim, se bem que também tivesse no M2 Competition uma "première" mundial. Mas a versão eléctrica do SUV X3 concitou todas as atenções, mesmo que ainda enquanto protótipo, num mercado em que "SUV" e "eléctrico" são as duas palavras mais desejadas quando se fala de automóveis. A BMW quis meter uma lança… na China e sem dúvida que o conseguiu com o iX3!

Para já é o iX3 Concept, mas a marca de Munique deixa claras as suas intenções no comunicado que divulgou: "A produção do primeiro veículo eléctrico da marca BMW está planeada para a China". Ou seja, este iX3 vai ser mesmo produzido, praticamente nesta forma em foi apresentado, quase de certeza dentro de dois anos, ou seja, para estar no mercado em 2020. Será construído em parceria com a Brilliance Automotive, na fábrica de Shenyang. Será daí que a BMW exportará, depois, os iX3 que venderá na Europa e na América do Norte.

Abre-se aqui a nova estratégia da BMW para a mobilidade eléctrica que prevê dois caminhos. Inicialmente, a marca alemã avançou em força com a criação da marca "i" e o lançamento dos i3 e i8, embora este desportivo não fosse um eléctrico puro. Esta estratégia, ultimamente, arrefeceu um pouco e, agora, haverá um duplo caminho, com a marca "i" a lançar novos produtos – a berlina iVision Dynamics anuncia um deles – mas com a própria "marca-mãe" BMW a ter versões puramente eléctricas de modelos da sua gama tradicional. São os casos deste X3 mas também, segundo se sabe, da próxima geração da berlina Série 3.

Este iX3 é feito sobre a terceira geração do BMW X3, renovado no Verão passado, recorrendo já à nova plataforma CLAR. Exteriormente recebe uma série de modificações estéticas, em que se uniu… o útil ao agradável! Não tendo a mecânica eléctrica as necessidades de refrigeração das mecânicas de combustão, fecharam-se todas as entradas de ar – inclusive a grande grelha que, no entanto, mantém a sua forma tradicional, apenas com uma barra horizontal a atravessá-la –, contribuindo para melhorar a aerodinâmica e também para dar um visual bem distinto ao iX3. A que se juntam uns frisos em azul que remete para a versão eléctrica.

iX3: o BMW X3 eléctrico vai ser assim!

Em termos mecânicos, a BMW não forneceu todos os detalhes deste "concept" que já tem o grupo propulsor que deverá animar a versão de produção, em 2020. Mas deu os pormenores suficientes para percebermos, por exemplo, que marca "em cima" o que o Audi já anunciou para o e-tron quattro que irá comercializar no próximo ano! Como a autonomia de 400 km, segundo o novo ciclo WLTP, a partir de uma bateria com 70 kWh de capacidade.

Deverá, contudo, ser um pouco menos rápido, pois a BMW anuncia 200 kW (o equivalente a 270 cv) de potência máxima, o que é menos do que a Audi promete. Em termos de recarregamento, a marca de Munique promete que demorará apenas meia-hora a "encher" a bateria, desde que se encontre um posto super rápido de 150 kW. Uma infraestrutura que ainda agora está a começar a ser desenvolvida e a espalhar-se…

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.