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Dendrobium é hipercarro eléctrico com tecnologia da F1
Provavelmente o nome "Vanda Electrics" pouco ou nada lhe diz, mas isso pode estar prestes a mudar. Pelo menos é essa a vontade desta empresa de mobilidade de Singapura, que uniu forças com a Williams Advanced Engineering para criar um hipercarro eléctrico cujo "concept" fará a sua estreia pública já em Março, durante o Salão Automóvel de Genebra.

Dendrobium é o novo hipercarro eléctrico com tecnologia da F1


Capaz de transportar duas pessoas, este Dendrobium é o primeiro hipercarro a sair de Singapura e promete não deixar ninguém indiferente. E se ao nível do "look" esse objectivo já foi conseguido, em termos de "performance" tudo aponta para que também o seja, muito por culpa da parceria com a Williams, que irá permitir a este "híper" contar com tecnologia inspirada no mundo da Fórmula 1.

A Vanda Electrics ainda não revelou os detalhes técnicos que estarão por trás desta criação, mas sabe-se que terá a mais recente tecnologia eléctrica e que deverá usar (pelo menos) um motor dedicado a cada eixo. Como referimos acima, a Williams, enquanto parceira técnica, vai dotar este "híper" com tecnologia inspirada no seu monolugar da Fórmula 1. E como se isso não fosse suficiente para atestar o "pedigree" competitivo da Williams, recorde-se que ainda recentemente a Williams Advanced Engineering trabalhou em parceria com a Jaguar para criar o fantástico C-X75 Concept que apareceu no filme "007 James Bond – Spectre". Pelo que as espectativas são altas para ver este Dendrobium.

Certo também é que a Williams teve influência no desenho deste "híper", e isso fica demonstrado pela elevada componente aerodinâmica visível quer na dianteira (com um enorme "nariz") quer na traseira, onde se identifica um enorme difusor e uma grande asa capazes de gerar enormes quantidades de força descendente.

Mas esta carroçaria esconde mais truques além destas "preocupações" aerodinâmicas. É que a designação deste modelo, "Dendrobium", remete para uma espécie de orquídea do sudeste asiático e a marca já garantiu que isso não será esquecido no "design", afirmando que a abertura de portas será semelhante ao fenómeno de expansão das pétalas da referida flor.

E se a marca já confirmou que o modelo que marcará presença no certame helvético ainda é só um "concept", também já admitiu que estará muito perto daquele que será a versão de produção. Resta saber se o exemplar que estará em Genebra já permitirá ver o habitáculo que a marca garante que foi pensado para ser amigo do ambiente. Basta recordar que o interior será forrado com pele proveniente da empresa escocesa Bridge of Weir, conhecida por ter o fabricante de peles com menores emissões de carbono do mundo.

Certo para já é que este Dendrobium será o terceiro hipecarro a ser desenvolvido em parceria com a F1 nos últimos meses, depois do AM-001 desenvolvido pela Aston Martin em conjunto com a Red Bull Racing e do Mercedes-AMG Project One, que beneficia do "braço" da F1 da fabricante germânica.
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