Pesquisa
pub
Salões
Conheça a Cidade do Futuro, segundo a visão da Ford
13:35 - 10-01-2017
  208
Conheça a Cidade do Futuro, segundo a visão da Ford
No salão de Detroit a Ford não se limitou a mostrar novos modelos, virados essencialmente para o mercado interno. E abra-se só um parêntesis para a grande novidade que foi a introdução de um motor Diesel na nova geração da grande "pick-up" F150, há muitos anos o modelo mais vendido nos Estados Unidos, mas sempre com motores a gasolina!

Conheça a Cidade do Futuro, segundo a visão da Ford


Mas voltando àquela que terá sido a ideia mais interessante apresentada pela Ford em Detroit: uma visão do que serão as cidades do futuro, em termos de tráfego urbano! A marca da oval azul tem uma visão que passa, obviamente, por veículos eléctricos e de condução autónoma, mas também por uma interacção muito próxima com a rede de transportes, mais zonas pedestres e áreas verdes e até… a banalização de drones para as entregas de produtos de primeira necessidade, nomeadamente medicamentos.

"Este é um problema que vai muito além dos engarrafamentos"
, referiu Bill Ford, presidente executivo da Ford Motor Company. "É algo que representa um enorme desafio para a Humanidade, que afecta o nosso bem-estar, o acesso aos cuidados de saúde, a água potável, aos alimentos, a um lugar seguro para viver e até à capacidade de encontrar trabalho".

A Ford tem estado a trabalhar com autoridades de várias cidades de diferentes pontos do Globo, procurando perceber como se podem alterar todos os problemas actuais de mobilidade, com as tecnologias que se aproximam. E reforça a sua aposta na partilha de automóvel ("car sharing"), em especial porque é por aí que espera estrear a tecnologia de condução autónoma que tem vindo a desenvolver

Porque a marca norte-americana reitera que espera ter, em 2021, uma frota de carros totalmente autónomos em funcionamento. Carros que nem terão volante ou pedais, mas que serão usados na base do "car sharing". É essa a tecnologia que está a ser desenvolvida nos Fusion Hybrid que têm somado quilómetros nos Estados Unidos.

Enquanto o futuro não chega, deliciemo-nos com o vídeo preparado pela marca com a sua visão. E, tendo em conta que a tecnologia para que tudo isto seja real não está assim tão longe de estar pronta, esperemos que haja vontade política para começar a transformar as nossas cidades em algo que pode ser bem melhor!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
PUB
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres