Pesquisa
pub
Salões
A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
16:13 - 18-04-2017
  36
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 1 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 2 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 3 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 4 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 5 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 6 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 7 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 8 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 9 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 10 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 11 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 12 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 13 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 14 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 15 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 16 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 17 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 18 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 19 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 20 de 21
  • A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
    foto 21 de 21
A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!
A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!
Já tínhamos mostrado esboços do protótipo que a Audi iria mostrar em Xangai, um SUV de visual desportivo e propulsão eléctrica, com um ar futurista e cheio de jogos de luzes, num festim de LED’s que pareciam querer falar connosco… O e-tron Sportback Concept era, à partida, mais um daqueles protótipos para "encher o olho", mostrar a dinâmica da marca e, eventualmente, dar uma ou outra pista para um detalhe de um modelo futuro. Afinal… surpresa! O e-tron Sportback, já sem o "Concept", será mesmo para produzir e será o segundo modelo da estratégia eléctrica da Audi, a lançar em 2019!
A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!


E para que não ficassem dúvidas, o presidente da Audi, Rupert Stadler, confirmou de forma muito clara os planos… eléctricos da marca: "O nosso Audi e-tron será lançado em 2018 – o primeiro carro eléctrico no seu segmento feito para um uso diário. Com autonomia de 500 km e uma experiência de condução eléctrica muito especial, tornará este SUV desportivo no automóvel que todos quererão ter na próxima década. Mas logo depois, em 2019, chegará a versão de produção deste Audi e-tron Sportback, uma versão coupé emocionante e que será facilmente identificável como um veículo eléctrico à primeira vista".

Já se sabia que a Audi estrearia a sua submarca e-tron, em termos de veículos 100% eléctricos – se descontarmos a versão quase secreta e com pouco sucesso do R8… – com um SUV, em 2018. Mas esta, sinceramente, nem a vimos chegar! O e-tron Sportback será, pelo que o "concept" mostra, uma jogada de mestre, introduzindo um elemento fortemente emocional na mobilidade mas racional e limpa com que o automóvel pretende trilhar o seu futuro!

E quase se poderá fazer um paralelismo entre as gamas tradicionais, com motor de combustão, e a nova família e-tron, pois se o SUV eléctrico prometido para 2018 deverá ter um arcaboiço semelhante ao Q7, este e-tron Sportback poderá ser considerado o equivalente eléctrico ao anunciado Q8. Pelo menos as suas dimensões são equivalentes às de um BMW X6 ou Mercedes GLE Coupé, com 4,9 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,53 m de altura, embora com uma silhueta ainda mais desportiva que qualquer daqueles modelos. Estamos a falar, verdadeiramente, de uma berlina-coupé bastante mais alta!

Claro que, do e-tron Sportback Concept, há vários elementos que não deverão passar à versão de produção. A não ser que a legislação mude até 2019, não se podem usar câmaras de marcha-atrás em vez de retrovisores e as gigantescas rodas de 23 polegadas não ajudam a garantir a exigida autonomia de 500 km proporcionada pelas baterias de iões de lítio refrigeradas por líquido e com 95 kWh de capacidade.
A maior novidade do Audi e-tron Sportback Concept? É para produzir!!


É daí que sai a energia necessária para alimentar os… três motores que conferem ao e-tron Sportback Concept prestações de desportivo: dois motores no eixo traseiro e um no dianteiro que, combinados, debitam um total de 435 cv, podendo atingir os 503 cv num modo de "boost"! O que permitirá a este SUV-coupé "derrubar" os 100 km/h em apenas 4,5 s… Além disso, pelo facto de ter as grandes baterias espalhadas pelo chão do carro – é a nova plataforma para veículos eléctricos do Grupo VW – faz com que o centro de gravidade seja muito mais baixo, prevendo-se excelente comportamento dinâmico. Quem disse que os automóveis eléctricos não podem ser emocionantes?

Todo o "design" do e-tron Sportback Concept é fascinante, com muitos detalhes que ultrapassam a linguagem estilística por terem influência na própria aerodinâmica e na condução do ar através da carroçaria. Na frente, mantém-se a tradicional grelha da Audi, agora mais alargada e… fechada, pelas óbvias menores necessidades de ar de refrigeração, mais uma vez com vantagens aerodinâmicas.

Mas o que marca visualmente este e-tron Sportback Concept é o verdadeiro festival luminoso de LED’s, tanto na dianteira como na traseira, com jogos de luz que mais parecem verdadeiras formas de comunicação. É, aliás, isso que a marca pretende com as zonas sob as luzes diurnas, cada uma com 250 LED’s capazes de vários jogos de luz quase como se enviassem mensagens! E o mesmo se passa atrás, com efeitos magníficos conseguidos sob as ópticas posteriores. E até os emblemas da marca são iluminados.

O interior, como já tínhamos antecipado, ganha um aspecto muito futurista pelo visual extramente "clean" proporcionado pelas superfícies tácteis, ecrãs ou não, onde tudo é comandado. Até os comandos no volante deixaram de ser botões para serem superfícies tácteis. Tudo muito simples, quase com um ar laboratorial mas, ao mesmo tempo, acolhedor e a chamar-nos… em direcção ao futuro!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
PUB
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres