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Opel recupera sigla GSi com versão de 260 cv do novo Insignia

18:50 - 19-07-2017
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A sigla GSi tem enorme tradição dentro da Opel e obriga-nos a recuar até 1984, altura em que esta designação surge pela primeira vez nos modelos Manta GSi e Kadett GSi, e mais tarde no Astra e no Corsa.

Agora, a marca de Rusellsheim acaba de recuperar essa sigla desportiva GSi (Grand Sport injection) com a apresentação do Insignia GSi, uma berlina focada nas elevadas performances e com uma afinação de chassis orientada para uma condução dinâmica.

Trata-se da primeira versão desportiva do novo Insignia Grand Sport – ainda haverá uma proposta OPC – e são vários os pontos que merecem o nosso destaque, desde o bloco 2.0 Turbo de 260 cv de potência (e 400 Nm de binário máximo) até à tecnologia de tracção integral com vectorização de binário.

O bloco acima referido, de quatro cilindros, está acoplado a uma caixa automática de oito velocidades que pode ser comandada manualmente na alavanca ou através de patilhas no volante. No modo automático, os pontos de troca de velocidades são diferentes nos modos de condução Normal ou Sport, sendo que este GSi conta com um modo "Competição" exclusivo, que entre outras coisas permite que os conturores controlem os próprios ângulos de derrapagens bem como a entrega de potência. A marca germânica confirmou ainda que também estará disponível um potente bloco turbodiesel, ainda que não tenha especificado a potência desta variante.

Também o chassis do Insignia GSi mereceu enormes cuidados por parte dos engenheiros da Opel. Esta versão surge equipada (de série) com o chassis de controlo electrónico FlexRide, capaz de reagir em fracções de segundo para justar, entre outras coisas, a pressão dos amortecedores e a assistência da direcção.

O chassis desportivo deste Insignia GSi surge associado a pneus Michelin Pilot Sport 4S, montados em enormes jantes de 20 polegadas. Estes pneus, que contam com grande nível de aderência, trabalham em conjunto com o sistema de tracção integral com vectorização de binário para melhorar a estabilidade e a aderência em curva. Recorde-se que esta transmissão conta com duas embraiagens no eixo traseiro por oposição com a configuração convencional de um diferencial.

A Opel garante que este Insignia respeita a tradição da sigla GSi e para o provar levou esta "máquina" até ao Nurburgring, também conhecido como "Green Hell". "O novo Insignia GSi é claramente mais rápido numa volta ao Nurburgring do que o anterior Insignia OPC, que era mais potente", revelou o Director de Performance Cars e Motorsport da Opel, Volker Strycek.

E se este novo Insignia GSi garante performances mais radicais, o visual também sofreu alterações para condizer com esta "mudança de personalidade". Como tal, são vários os elementos visuais que afastam esta proposta do Insignia Grand Sport "convencional". Destacam-se as duas novas entradas de ar no pára-choques dianteiro e o "spoiler" de dimensões consideráveis montado na tampa da mala, dois elementos introduzidos para aumentar a carga aerodinâmica gerada.

Avançando para o habitáculo, sobressaem os bancos dianteiros do tipo "bacquet", que para além de serem forrados a couro garantem um enorme apoio lateral. Também o volante é exclusivo desta versão, já que conta com "grip" e com uma base plana.

Apresentada que está esta versão, importa referir que a estreia mundial só vai acontecer no Salão Internacional de Frankfurt, que está aberto ao público entre os dias 14 e 24 de Setembro.
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