Pesquisa
Novos Modelos

Opel evoluiu mobilidade eléctrica com Ampera-e

11:16 - 24-08-2016
  3
Opel evoluiu mobilidade eléctrica com Ampera-e
A Opel acaba de anunciar a sua grande novidade para o salão de Paris como um significativo passo em frente na mobilidade eléctrica! Embora seja esperado no mercado nacional apenas para 2017, a marca alemã decidiu levantar já o véu de cima do Ampera-e, um utilitário 100% eléctrico que promete uma condução entusiasmante – a marca define-a mesmo como desportiva! –, com uma autonomia bastante alargada!

Utilizando uma plataforma feita propositadamente para ser um automóvel eléctrico, ou seja, com as baterias a ocuparem todo o chão do carro e libertando, assim, todo o espaço no "cockpit", o Opel Ampera-e pretende oferecer a habitabilidade de um modelo como o Astra (cinco lugares) num automóvel que pouco maior é que um Corsa: tem cerca de 4,16 m de comprimento contra 4,02 m do popular citadino. Espera-se que a bagageira possa andar em torno dos 290 a 300 litros.

Para o animar terá um motor de elevada "performance" com o equivalente a 204 cv e 360 Nm de binário, o que lhe dará acelerações verdadeiramente desportivas, em especial nas primeiras dezenas de metros. Aliás, para o provar, a marca alemã divulgou um vídeo em que, nos primeiros 30 metros, nem o Astra de competição, da categoria TCR, conseguiu acompanhar o Ampera-e!! Aceleração até aos 50 km/h em 3,2 s e recuperação dos 80 a 120 km/h em 4,5 s são "cartões de visita" que fazem inveja a muitos… GTi! A velocidade chega aos 150 km/h.

Apresentada como usando uma tecnologia pioneira, a bateria será de iões de lítio enriquecida com níquel, permitindo funcionar a temperaturas mais elevadas. Terá uma capacidade de 60 kWh, o que permitirá ao Ampera-e uma autonomia anunciada superior a 330 km. Faça-se aqui um parêntesis: a Opel não divulgou quaisquer dados acerca da bateria que apenas diz ser inovadora. Sucede que este Opel Ampera-e não é mais que a versão europeia do Chevrolet Bolt que chegará aos concessionários norte-americanos mais para o final do ano e cuja bateria tem as características atrás descritas. Ora, a tecnologia deverá ser precisamente a mesma, até porque a potência do motor e as prestações anunciadas são semelhantes.

"O Ampera-e torna a mobilidade elétrica plenamente viável numa utilização diária, com tecnologia que está pronta para o futuro", declarou, a propósito da revelação da grande estrela da Opel para o salão de Paris, o presidente executivo da marca alemã, Karl-Thomas Neumann. "O nosso modelo eléctrico faz uma demonstração cabal de como a sustentabilidade e o prazer de condução conseguem coexistir".

Este Ampera-e será um modelo 100% eléctrico, ao contrário do anterior Ampera que era um automóvel eléctrico mas que tinha um motor a gasolina que funcionava como extensor de autonomia. Agora, com mais de 330 km de autonomia anunciada, já começa a ser mais fácil o convívio com estes "zero emissões"!

Opel evoluiu mobilidade eléctrica com Ampera-e
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Amalucado Feijó   00:12 - 19-09-2016
VOTAR
E o motor acoplado vai ser a diesel ou a GPL ???

Se fosse a GPL é que ia revolucionar o mercado. Batia toda a concorrência... ;)

A Opel se tornar a cometer os mesmos erros do passado ( com o extinto Ampera , lembram-se dele ??? )... vai passar vergonhas...!!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.