Pesquisa
Novos Modelos

Guiámos o novo Dacia Sandero Stepway

12:05 - 07-12-2016
  1
Guiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero Stepway
Guiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero StepwayGuiámos o novo Dacia Sandero Stepway

A Dacia está a rejuvenescer toda a gama, e o Sandero e Sandero Stepway não poderiam ficar de fora. Os modelos apresentados em 2013 evoluíram na imagem exterior e no habitáculo, onde também se nota uma melhoria ao nível das propostas de equipamento de série.

A diferença entre as duas propostas Sandero começa pela imagem de modelos com cerca de quatro metros de comprimento. Por um lado temos um modelo tradicional de cinco portas e por outro a sua evolução no estilo dos SUV. E isso faz toda a diferença, pelo que o Stepway é a opção mais procurada no mercado nacional.

Estamos a falar num restyling e não num novo modelo, e isso equivale a dizer que as alterações passam por uma evolução no campo do detalhe como seja uma imagem mais próxima do Duster, evidente no Stepway, e o desenho da grelha dianteira, dos pára-choques e dos grupo ópticos frontais, que passam a contar com tecnologia LED. Os traseiros também foram alterados, mas são convencionais.

O mesmo acontece no interior, onde voltam a ser os detalhes a fazer a diferença. É o caso do desenho do volante, das saídas de ar da ventilação no tablier e dos estofos que pouco alteram um habitáculo que mantém aquela que é a sua maior qualidade: o espaço oferecido para os ocupantes dos bancos traseiros, especialmente em termos de altura e ao nível dos ombros, já que à altura dos joelhos não é uma referência no seu segmento. As restantes alterações surgem no campo da ergonomia, que ditou a alteração da posição dos comandos dos elevadores dos vidros e a reorganização do espaço porta-objectos. Sendo também de destacar a criada de uma tomada de 12 V acessível dos bancos traseiros.

A proposta de motores passa por duas opções a gasolina e uma diesel. Do lado dos gasolina "alinha" o novo bloco 1.0 SCe de três cilindros com 75 cv e o 900 cc TCe de 90 cv, e do lado dos diesel surge o dCi de 90 cv. A versão Stepway só está disponível com os motores mais potentes. Tem uma suspensão mais firme, que não condiciona o conforto mesmo nas estradas esburacadas que encontrámos durante a apresentação.

O novo motor 1.0 SCe de 75 cv surge na versão de cinco portas e pode ser interessante ao nível do preço (8 490 euros), ainda que para manter um ritmo mais elevado é necessário recorrer constantemente à caixa de velocidades e, quando isso acontece, os consumos sobem de forma exponencial. É algo anémico face ao desempenho da opção de 90 cv, que custa 10 750 euros na versão de cinco portas e 12 750 na opção Stepway.

Em conclusão, podemos afirmar que os novos Dacia Sandero evoluíram ligeiramente sem se alterarem quase nada. O seu principal atributo continua a ser o preço, que não se alterou e continua a fazer toda a diferença face a qualquer outro concorrente directo, até ao nível do equipamento, com novas opções como a assistência em subida que passa a fazer parte do equipamento de série.

Estes modelos chegam em Janeiro sem qualquer alteração de preços face às propostas que estão no mercado:

SCe 75 cv
Pack 5 portas 8 490 €
Tce 90 cv
Confort 5 portas 10 750 €
Stepway 12 750 €
dCi 90 cv
Confort 5 portas 14 200 €
Stepway 16 200 €

Está disponível uma caixa de velocidades robotizada nas versões dCi de 90 cv, com um preço de mais 500 euros.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.