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Guiámos o novo BMW Serie 5

17:27 - 13-12-2016
 
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A BMW escolheu Portugal para apresentar à Comunicação Social mundial a sétima geração do BMW Serie 5, um modelo fundamental para a marca de Munique. É o líder de vendas no seu segmento, mas nos últimos tempos surgiram vários concorrentes de peso, como o Audi A6, o Jaguar XF e o Volvo S90, para já não falar no Mercedes Classe E. A marca bávara não podia ficar de braços cruzados e está aí a sua resposta. Chega ao mercado em Fevereiro, mas ainda é cedo para falar em preços...

DESIGN.
Os alemães são avessos a alterações radicais na forma dos seus modelos e a linguagem dos designers tem de ser vista como uma evolução natural de cada conceito. Por isso, é natural que o novo Serie 5 surja na linha do recente Serie 7, apesar de ter uma identidade própria, vincada por uma imagem próxima do carácter desportivo que está no ADN da BMW. O novo Serie 5 é um familiar e pode herdar a volumosa grelha frontal do Serie 7, mas o spoiler anterior tem um estilo desportivo, o mesmo acontecendo com as saídas de ar posicionadas atrás das cavas das rodas dianteiras que, associadas aos vincos que surgem no perfil da carroçaria, aliam a elegância estética com a funcionalidade aerodinâmica, também patente no desenho da traseira.

CARROÇARIA. A volumetria do novo BMW Serie 5 é semelhante à do anterior modelo. O comprimento, a altura e a distância entre-eixos pouco se alteraram, embora o novo seja 36 mm mais largo do que o seu antecessor, permitindo dilatar as vias para melhorar o comportamento dinâmico. A BMW não utilizou fibra de carbono como aconteceu no Serie 7, e apostou no alumínio seja na carroçaria, seja no chassis, conseguindo reduzir o peso em cerca de 80 a 100 kg. E isso é bom para as performances, mas também para o consumo...

Habitáculo: Os cliente da BMW vão sentir-se em casa


HABITÁCULO. No interior, qualquer cliente da BMW vai sentir-se em casa. O estilo e a imagem em pouco ou nada se alteraram face aos últimos modelos da marca. A ergonomia foi melhorada com novos comandos tácteis, mas a qualidade de construção e dos materiais faz parte do equipamento de série, apesar de todos os requintes, luxos, gadgets e mordomias terem um preço à parte, que é sempre a somar...

A distância entre-eixos não se alterou, mas o desenho dos bancos garante mais espaço para os ocupantes dos bancos traseiros, sobretudo ao nível dos joelhos. O rebatimento assimétrico dos assentos posteriores aumenta a polivalência de utilização e oferece mais espaço de carga para quem prescinda da companhia da família.

MOTORES. O novo BMW Serie 5 chega ao mercado em Fevereiro e vai contar com duas opções a gasolina e outras tantas diesel. No campo dos gasolina, alinham um bloco 3.0 litros de seis cilindros com 340 cv e um 2.0 litros de quatro cilindros com 252 cv. Do lado dos diesel, um 3.0 litros seis cilindros com 265 cv, e o 520d, de quatro cilindros e 2.0 litros de cilindrada, o mais interessante para o mercado nacional com 190 cv. Todos os motores contam com uma caixa automática Steptronic de 9 velocidades, excepto o 520d que pode contar com uma caixa manual de seis velocidades.

AO VOLANTE.
Não é necessário andar muito para perceber que a suspensão não é tão seca como é habitual na BMW. É certo que este modelo que guiámos estava equipado com o sistema de amortecimento variável, um opcional ainda sem preço, mas o resultado merece aplausos sem ser uma proposta pneumática como a proposta no novo Mercedes Classe E. O sistema Adaptative regula a resposta dos amortecedores e das barras estabilizadoras de acordo com o estilo de condução adoptado. A electrónica faz milagres...

Também está disponível – em opção – o sistema de rodas direccionais traseiras, que aumenta a estabilidade em estrada e agilidade no meio do trânsito urbano.

A agilidade abre as portas ao prazer de condução de um modelo que pode ser tão dinâmico quanto a motorização o permitir.

Em face de tudo isto, não é difícil admitir que gostámos do novo BMW Serie 5, mas ainda nos falta conhecer o 520d, o modelo que será o mais importante no mercado nacional, e saber quanto é que estes modelos vão custar. Por isso temos que dar tempo ao tempo...
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