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Countryman vai ser o primeiro híbrido "plug-in" da Mini!

18:03 - 17-10-2016
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Countryman vai ser o primeiro híbrido "plug-in" da Mini!Countryman vai ser o primeiro híbrido "plug-in" da Mini!Countryman vai ser o primeiro híbrido "plug-in" da Mini!Countryman vai ser o primeiro híbrido "plug-in" da Mini!Countryman vai ser o primeiro híbrido "plug-in" da Mini!
Countryman vai ser o primeiro híbrido "plug-in" da Mini!Countryman vai ser o primeiro híbrido "plug-in" da Mini!Countryman vai ser o primeiro híbrido "plug-in" da Mini!Countryman vai ser o primeiro híbrido "plug-in" da Mini!Countryman vai ser o primeiro híbrido "plug-in" da Mini!
É verdade que a Mini não identificou qual será o seu primeiro modelo a ter uma mecânica híbrida "plug-in", mas a foto divulgada, mesmo com camuflagem e tudo, não deixa grandes dúvidas: a próxima geração do Countryman estará disponível numa versão que juntará o já conhecido motor tricilíndrico 1.5 turbo (associado a caixa automática de 6 velocidades) a um motor eléctrico, com baterias recarregáveis numa tomada eléctrica.

Com uma vantagem técnica muito interessante: será desta forma que o Countryman conseguirá proporcionar uma versão de tracção integral, com o motor a gasolina a mover as rodas dianteiras, enquanto o motor eléctrico movimenta as rodas traseiras. Assim que o controlo de estabilidade (DSC) detecta alguma perda de aderência coloca de imediato o outro motor em funcionamento para ter mais duas rodas a "puxar" pelo carro, recuperando o controlo.

No fundo, é a mecânica que encontramos no BMW 225xe Plug-in Hybrid, mas a fazer a sua estreia num Mini, mais concretamente no modelo Countryman com que partilha a plataforma. A Mini não divulgou dados concretos da mecânica mas, se se confirmar a semelhança com a do "primo" BMW, terá um total combinado de 224 cv e 385 Nm.

Poderá ser guiado em modo totalmente eléctrico, com uma autonomia anunciada (em condições ideais…) de 40 km, graças à bateria de iões de lítio com uma capacidade de 7,6 kWh. As baterias encontram-se sob o banco traseiro e podem ser recarregadas numa normal tomada eléctrica, cujo encaixe se encontra no guarda-lamas dianteiro-esquerdo do Countryman.

"Num modelo híbrido da Mini, mesmo conduzir no modo eléctrico tem de ser uma experiência emocionante", diz Sebastian Mackensen, vice-presidente da marca. "O que significa que o modo totalmente eléctrico não pode estar limitado a velocidades de 30 ou 40 km/h mas a algo bem acima dos ritmos citadinos". Assim, o Mini Countryman híbrido terá dois modos "emissões zero": no Auto eDrive a velocidade pode atingir os 80 km/h; no Max eDrive pode ir até aos 125 km/h. Obviamente que os 40 km de autonomia cairão drasticamente…

A Mini vai apresentar o novo Countryman – maior e com habitáculo mais espaçoso, pela adopção da nova plataforma, comum à BMW – no salão de Los Angeles, em meados de Novembro. O "território" ideal para a irreverente marca se estrear com um híbrido de elevadas "performances" que, diz Mackensen, "não vai perder aquela sensação de condução de ‘karting’ tão típica dos Mini".
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