Pesquisa
Concept Cars

Futurista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anos

19:46 - 10-03-2022
 
Futurista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anos
Futurista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anosFuturista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anos
Futurista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anos

No final dos anos 60 e início da década de 70, fizeram-se alguns dos protótipos mais delirantes da indústria automóvel.

Futurista selvagem: Maserati Boomerang festeja 50 anos

Um deles foi o Maserati Boomerang, que celebrou 50 anos na quarta-feira sobre a sua estreia no salão automóvel de Genebra. 

Desenhado pela Italdesign de Giorgetto Giugiaro, esta ideia futurista teve como base o Maserati Bora. 

Os 314 cv debitados pelo bloco V8 de 4.7 litros, montado na área central traseira num ângulo de 90 graus, leva-o a roçar os 300 km/hora. 

O super desportivo de dois lugares nunca viu a luz do dia como modelo de produção mas deixou um legado estilístico que se reflectiu em outras produções de Giugiaro. 

A originalidade estética do Boomerang reflectiu-se nas suas linhas arrojadas e claras, com a dianteira em forma de cunha a passar uma imagem de potência e velocidade. 

Foi desenhado ao longo de uma linha horizontal que dividia o super carro em dois, marcado pelo pára-brisas fortemente inclinado e pelo tejadilho panorâmico. 

As janelas, especialmente originais nas duas portas, foram divididas por uma barra metálica, com os faróis quadrados retrácteis e os farolins horizontais a destacarem-se no conjunto. 

No interior, saltava de imediato à vista a enorme e saliente coluna do volante sem raios, com o painel de instrumentos nela embutida, e os bancos quase colados ao solo. 

O único exemplar do Maserati Boomerang fez várias aparições em provas internacionais e mudou inúmeras vezes de mão em leilões da especialidade. 

Não será considerado o seu descendente directo mas o actual Maserati MC20 já conseguiu um impacto muito positivo junto de todos aqueles que amam super desportivos de excepção. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.