Se é um admirador incondicional dos Renault 5 Turbo e Turbo 2, não tem nada com que se desiludir com o protótipo que a marca do losango vai levar ao salão automóvel de Paris a 17 de Outubro.
Baptizado como R5 Turbo 3E, é uma exuberante e delirante reinterpretação restomod para celebrar os 50 anos do citadino.
O seu campo de acção já está definido: as pistas de drift e os circuitos de gincanas, sem esquecer uma versão digital para o universo dos videojogos.
Se é verdade que a Renault nunca criou um super carro, essa "desvantagem" foi colmatada com uma história recheada de desportivos de excepção.
Antes de passar o testemunho à Alpine, a insígnia francesa quis fechar com chave de ouro a sua história com um protótipo irracional mas agora movido a electrões.
Mas os fãs do R5 Turbo que não se iludam: este protótipo nada tem a ver com o futuro Renault 5 eléctrico de produção que será apresentado em 2023.
Construído sobre um chassis tubular, com fundo plano e arco de segurança aprovados pela FIA, pesa "apenas" 980 quilos.
A esse peso é preciso somar os 520 quilos do pacote de baterias com 42 kWh de capacidade, instalado ao centro e debaixo do piso.
Os dois motores eléctricos, cada um a dar força a uma das rodas traseiras, têm uma potência de 280 kW (380 cv) e um binário 700 Nm.
Dos zero aos 100 km/hora dispara em 3,5 segundos, que sobe mais quatro décimas se o modo drift estiver activado, para uma velocidade máxima de 200 km/hora.
Em gincana, o torneamento dos obstáculos é facilitado por um ângulo de viragem das rodas superior a 50 graus.
E tods as manobras podem ser filmadas graças aos 12 suportes para montar câmaras dentro e fora do carro, como nos faróis ou nos espelhos laterais.
Compacto quanto baste, mede 4,01 metros de comprimentos por 2,02 de largura, mantendo-se bem colado ao solo graças aos seus 1,32 metros de altura, com a distância entre eixos a chegar aos 2,54 metros.
A suportar a carroçaria está um jogo de jantes aerodinâmicas, a "calçarem" pneus 225/35 R19 à frente, e 325/25 R20 atrás, "escondidos" sob enormes guarda-lamas.
Aliás, é a estética que mais surpreende nesta bombinette, ao ir "beber" às suas origens algumas formas como o capô e o habitáculo, mas agora em fibra de carbono.
À frente, destaca-se a grelha com três grandes entradas de ar para reforçar o arrefecimento e aumentar o efeito de solo, com a divisão vertical em três partes a descender directamente do Renault 5 Turbo 2.
Os quatro faróis quadrados de nevoeiro replicam os originais, com cada um a ser composto por 16 células LED, mas o que mais impressiona é a enorme asa traseira para manter o bólide bem colado ao alcatrão.
À frente e atrás, outros LED cor-de-rosa, azuis e amarelos estão concebidos para piscar quando o carro se atravessa e desliza, criando um ambiente digno dos anos 80 e 90 replicado no mundo dos videojogos.
Os vidros em plexiglass são adornados em tons com o autocolante La Vie en Rose nas janelas traseiras a darem o tom de ironia que a exuberância deste super desportivo destaca.
Elementos transparentes na traseira da carroçaria, logo acima do difusor, permitem percepcionar toda a mecânica eléctrica do R5 Turbo 3E.
O visual retrofuturista prossegue no habitáculo, com os bancos bacquet com a estrutura em fibra de carbono, e volante e cintos de segurança Sabelt.
O travão de mão, essencial para o drift, está instalada no meio da consola central numa posição mais avançada do que é normal.
O amarelo reina a bordo, pontilhado por pormenores em rosa que realça os tons cinzento e preto, com motivos escoceses, nos assentos e no tabliê.
Todos esses efeitos coloridos contrastam com o preto do piso em cortiça e o tecido em Alcantara a forrar o topo do tabliê e o interior das portas.
Os dez mostradores analógicos à frente do condutor deram lugar a outros tantos ecrãs digitais, que funcionam como widgets com gráficos inspirados em Pixel Art e Glitch Art, com funções transcritas dos videojogos.
O Renault 5 Turbo 3E terá a sua estreia física no Chantilly Arts et Élégance 2022, a 25 de Setembro, para depois ser mostrado ao grande púbico no salão automóvel de Paris a 17 de Outubro.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?