A Pininfarina volta a dar um ar da sua graça no salão automóvel de Genebra com um hiper desportivo extremo nas suas linhas e na sua potência.
Ainda sob a forma de protótipo, o Enigma GT combina um estilo futurista com elementos que bebem as suas influências nos concept cars dos anos 70.
O modelo de produção, com uma motorização atípica, será desenvolvido pela carroçadora italiana tendo em vista o 95.º aniversário que celebra em 2025.
Os 4,58 metros que tem de comprimento fazem do Enigma GT um hiper desportivo relativamente pequeno face ao aos seus congéneres.
A contrapor essa medida estão os 2,88 metros de distância entre eixos, numa configuração 2+2, e com o propulsor montado em posição central traseira.
É uma motorização híbrida, sem qualquer dúvida, mas a sua originalidade está no bloco de 2,5 litros e seis cilindros a hidrogénio a accionar as rodas traseiras.
Com uma potência de 325 kW (442 cv), a tracção integral é assegurada pelo motor eléctrico de 200 kW (272 cv) no eixo dianteiro, apoiado por uma bateria de 10 kWh.
O suficiente para percorrer mais de 700 quilómetros com um depósito de nove quilos de hidrogénio, desde que a velocidade média não passe dos 100 km/hora.
Em ciclo combinado, no entanto, a distância cai para 550 quilómetros e ainda menos se se quiser explorar toda a potência combinada.
Afinal, os zero aos 100 km/hora podem fazer-se em menos de quatro segundo, para uma velocidade de ponta de 250 km/hora.
A posição central do motor optimiza a aerodinâmica frontal do hiper desportivo para um coeficiente de Cx 0,24.
A contribuir para este valor estão os 1,23 metros que tem de altura, combinados com a aerodinâmica activa da grelha e da traseira, assim como dos deflectores dianteiros e da parte inferior da carroçaria.
Os guarda-lamas dianteiros estão perfeitamente integrados numa dianteira muito baixa, a integrar todas as funções de iluminação numa barra luminosa central.
Atrás destaca-se a linha luminosa a servir de farolins no topo da escultura aerodinâmica, com um dispositivo activo a alterar as posições da "asa delta" e do difusor.
A claustrofobia a bordo não deverá fazer-se sentir para condutor e ocupantes, graças à ampla visibilidade panorâmica.
O Enigma GT apresenta esta capota exclusiva que junta as portas e o pára-brisas numa única peça.
A flutuar sobre o tabliê está um visor OLED transparente quase invisível, que serve como ecrã central digital.
Todas as funções do protótipo podem aí ser controladas, assim como a partir dos quatro botões montados no volante rectangular.
A Pininfarina destaca também a concepção "holística" da tecnologia de bordo; até o vidro traseiro faz parte de uma interface imersiva e intuitiva.
O assistente à condução em realidade aumentada é dado pela inteligência artificial do veículo, projectada para auxiliar o condutor em tempo real.
Esta funcionalidade vai além da navegação convencional, oferecendo um conjunto completo de ferramentas funcionais, e recursos de assistência.
Mais do que um hiper desportivo, o Pininfarina Enigma GT assume-se como uma peça de arte sobre rodas, numa combinação feliz entre estilo e tecnologia.
Em 2025, deverão haver mais notícias sobre a realidade deste protótipo transformado num carro de produção… muito limitada!
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