Pesquisa
Concept Cars

Citroën mostra concept CXperience que levará a Paris

16:04 - 29-08-2016
  25
Citroën mostra concept CXperience que levará a Paris

A Citroën revelou esta segunda-feira o CXperience, o concept que a marca francesa vai "levar" ao salão automóvel de Paris.

Esta berlina de design futurista nasceu da vontade da Citroën em mostrar que consegue adaptar a actual linha de design da marca a um automóvel de maiores dimensões e também serve como plataforma de testes para uma série de novas tecnologias, sobretudo no que diz respeito à motorização híbrida.

Mas é precisamente no "tamanho" que este CXperience começa por impressionar. Com 4,85 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,37 de altura, o novo "concept" da Citroën apresenta uma distância entre eixos de 3 metros e "oferece" um interior "de luxo" aos seus quatro ocupantes.

Com um habitáculo inspirado pela "arquitectura, decoração e mobiliário", o interior é uma fusão entre design, materiais "premium" e tecnologia de ponta, sendo que o facto das portas traseiras serem de abertura inversa e de não existir pilar b contribui para uma maior ilusão de espaço.

O "look" interior fica completo com a combinação (no mínimo arrojada) entre madeira de nogueira e tecido de malha amarela. Contudo, a "estrela" do habitáculo é o ecrã de 19 polegadas, que conta com um "aspecto" também ele inovador. Trata-se de um formato 16/3 e que funciona como consola central do veículo, onde se pode definir a climatização, as ajudas electrónicas à condução ou a navegação por satélite. Contudo, a grande diferença deste ecrã é a possibilidade de se dividir em várias partes, oferecendo possibilidades distintas ao condutor e ao passageiro da frente.

No exterior, a grande novidade é a substituição dos espelhos retrovisores por câmaras, que oferecem uma visão de 360 graus e que permitem ao condutor ver tudo o que se passa em redor do automóvel nos dois ecrã posicionados nos painéis das portas dianteiras. 

A potência vem de um propulsor híbrido que pode produzir até 300 cv, com a marca francesa a afirmar que a autonomia em modo "100% eléctrico" é suficiente para percorrer 60 quilómetros, sendo que a bateria pode ser recarregada a partir de uma tomada convencional em apenas quatro horas e meia.

A caixa de velocidades é automática e de oito velocidades e surge montada em posição transversal entre o motor de combustão e o propulsor eléctrico. Quanto à suspensão, a Citroën recorreu à "Advanced Comfort Programme", que promete uma condução dinâmica sem comprometer os níveis de conforto dos passageiros.

O CXperience, que tem estreia oficial marcada para o salão de Paris, também aponta para aquilo que poderá ser a base do próximo Citroën C6, que viu a sua produção parada em 2012. 

Citroën mostra concept CXperience que levará a Paris
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.