Pesquisa
Notícias

Novo Toyota Celica a caminho?

14:00 - 24-09-2017
  7
Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?
Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?Novo Toyota Celica a caminho?

Já se sabia que a Toyota ia recuperar o nome Supra, que vai nascer da uma parceria entre a marca nipónica e a BMW, mas aquilo que ninguém adivinhava é que pode não ser o único nome icónico a ser recuperado. É que a Toyota acaba fazer um pedido para registar a patente de outro modelo clássico, o Celica, levanto toda a gente a pensar que um regresso pode estar para breve.

Este pedido de patente, descoberto pela publicação "Car and Driver", não nos dá pistas sobre  como a fabricante japonesa pretende usar este nome, mas a verdade é que despertou o interesse de muita gente, sobretudo dos aficionados da marca, cujo GT86 - modelo desenvolvido em paralelo com a Subaru - nunca parece ter convencido.

Porém, convém destacar que é precisamente este GT86 que ocupa actualmente o espaço que já foi do Toyota Celica, o que levanta ainda mais dúvidas acerca do "renascimento" deste nome. Um dos cenários possíveis é a substituição do nome (de GT86 para Celica) já na próxima geração deste pequeno desportivo.

Outra das hipóteses passa pela fabricante japonesa manter o GT86 no seu catálogo e acrescentar o Celica, ficando este último como um desportivo de entrada de gama, logo abaixo do GT86, um desportivo mais radical (e potente!), e do próximo Supra, que tal como referimos acima está a ser desenvolvido em parceria com a BMW num projecto que também dará origem ao novo Z4.

E temos sempre que considerar a hipótese da Toyota estar só a proteger um nome que pode querer recuperar no futuro. Só o tempo dirá que planos é que a marca japonesa tem para este nome histórico.

Recorde-se que a Toyota produziu sete gerações do Celica entre 1971 e 2006, sendo que as três primeiras contavam com uma plataforma de tracção traseira e as quatro seguintes com um sistema de tracção frontal. Contudo, estiveram disponíveis versões de tracção integral, bem como versões roadster.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.