Pesquisa
Actualidade

Nissan 370Z: espécie em vias de extinção

12:00 - 17-10-2016
  9
Nissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinção
Nissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinçãoNissan 370Z: espécie em vias de extinção
O Nissan 370Z é um dos grandes desportivos mais subvalorizados da Europa. O seu principal defeito é fácil de apontar: não se chama Porsche... Mas, mesmo assim, está equipado com um motor de seis cilindros com 3,7 litros de cilindrada, que debita 328 cv na versão "base", podendo ir muito mais longe nas propostas Nismo.

Tudo começou no início dos anos 70 com o 240Z...


O PASSADO. Tudo começou no início dos anos 70 com o 240Z, um modelo que marcou a sua época e entrou pela porta grande na história do desporto automóvel nacional. É certo que isso são coisas
de outros tempos, mas os "Z" acabaram por evoluir ao longo dos anos até chegarem ao actual 370Z, um modelo que poderá vir a ser o último descendente desta família, que parece ter os dias contados desde o Salão Automóvel de Frankfut de 2015.

Nessa altura, a Nissan foi demasiado vaga nas considerações sobre o protótipo Gripz. Falou de uma nova abordagem dos estilistas ao conceito crossover, num projecto que apontava para um tipo de veículo diferente e abriu as portas a todo o tipo de especulações de quem viu no protótipo uma ponte para o futuro Juke e não só. O tempo passou, mas a força da imagem do Gripz não foi, nem poderia ser esquecida, porque este tipo de protótipos acaba por estar na origem de algo diferente e foi isso que aconteceu...

Nissan Gripz Concept


GRIPZ CONCEPT. Parece cada vez mais seguro que a nova família de coupés desportivos da Nissan vai assumir uma imagem tipo
Crossover. Questionado directamente por um órgão de comunicação social australiano sobre esta questão, Paul Willcox, o responsável da Nissan Europe, não se quis comprometer: "Penso que as performances fazem parte da herança da marca e não ponho nada de parte quando olhamos para o futuro". Mesmo assim, admitiu que "tenho responsáveis de produto que avançam com propostas para todos os segmentos de mercado e se o fizermos, os financeiros, a engenharia e o design vão tentar dar uma resposta, mas não é assim que as coisas devem funcionar. Temos de ter a certeza absoluta que um modelo garante os volumes de vendas, que assegura a rentabilidade do projecto e não podemos olhar para uma fragmentação da oferta".

As afirmações de Paul Willcox não deixam muitas dúvidas sobre aquilo que foi referido de forma tímida no Salão Automóvel de Frankfurt de 2015 – este protótipo aponta para um crossover desportivo. Sendo assim, será o futuro Z, tanto mais que o homem forte da Nissan Europe acrescentou que "o nosso foco serão os crossover e os produtos certos para os complementar"...
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.